No Senado, a Comissão Temporária Externa sobre a criminalidade na região Norte ouve nesta quarta-feira o ministro da Justiça, Anderson Torres, e os representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a Univaja. A comissão, criada para investigar as mortes do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo, aprovou o Plano de Trabalho e Requerimentos nessa segunda-feira.
Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, é o presidente do colegiado. O vice é Fabiano Contarato, do PT do Espirito Santo e o relator Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul. O trabalho é conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Humberto Costa destacou a complexidade do caso, já que a região é conhecida como terra sem lei.
Outros cinco requerimentos foram aprovados. Entre eles, uma audiência pública para debater as causas do aumento da criminalidade e atentados na região Norte. E o pedido de proteção e segurança a integrantes de entidades e servidores que atuam na terra indígena do Vale do Javari.
Fonte: Agência Brasil