comemoracoes-do-sao-joao-dao-o-tom-do-proximo-viva-a-guararapes,-neste-domingo-(10)

Comemorações do São João dão o tom do próximo Viva a Guararapes, neste domingo (10)

Evento vai reunir decoração junina, tradicionais quadrilhas, vila sertaneja, comidas típicas e outras atrações em alusão a um dos maiores ciclos populares do Nordeste. BRT junino levará população para curtir a programação no Sítio Trindade, em Casa Amarela (Foto: Iggor Gomes/PCR)

O clima junino vai invadir e dar o tom num dos principais endereços do centro do Recife neste próximo domingo (10), a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. Decorações com as tradicionais bandeirinhas, balões e outros adereços, estruturas com tecidos de chita, cenografia com uma vila sertaneja que emula casas de taipa e outras características da vida no interior, além da venda de comidas típicas do São João, como canjica e pamonha, vão embalar o público na próxima edição do Viva a Guararapes, a partir das 9h. Ao todo, serão 12 polos temáticos com vasta programação para todos os gostos até 17h. A novidade desta vez é a ativação do Polo Sebo, localizado na Praça do Sebo, no entorno da via. No final do evento, os amantes de um bom forró, baião e outras expressões musicais poderão ir, gratuitamente, ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, viajando no BRT junino, dentro da programação do Olha! Recife.

Para embalar os amantes do São João, trios pé de serra, grupos de coco de roda e de forró, entre outros ritmos, vão animar o público ao longo do dia. Para quem aprecia a beleza da apresentação de quadrilhas juninas. Também serão oferecidas oficinas de forró para ensinar quem “tem pé duro” e se soltar, além de uma “bull-drilha”, uma quadrilha canina com cães vestidos com roupas temáticas do São João.

Nesta terceira edição, mais uma vez a Avenida Guararapes será ativada com uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feiras literária, de  economia criativa e geek e de outros gêneros, tudo com o toque do São João. Ao longo de cerca de 200 metros de extensão foram dispostos polos temáticos com os elementos juninos, oferecendo uma vasta programação totalmente gratuita e ao ar livre à população. A novidade será a ativação do Polo Sebo, na Praça do Sebo – que foi completamente revitalizada no ano passado em celebração aos 40 anos de criação -, e que busca estimular a leitura, além de ser uma forma de conhecer os atrativos do centro.

A iniciativa do Viva a Guararapes, da Prefeitura do Recife, foi criada para que a população ocupe os espaços da cidade, possa vivenciar e conviver no centro, admirar as paisagens, monumentos e a arquitetura das edificações da área. No total, mais de 100 atrações para todos os públicos, produtos e serviços estarão disponíveis para quem for curtir o domingo. De contação de histórias a oficina de desenho, de aulões de zumba a partidas de basquete, de oficinas de turbante a produção de mudas fitoterápicas, passeando por feirinhas de vinil e sebo, shows, espetáculos de brincadeiras de bonecos, estandes de gastronomia e cervejas especiais, entre outros atrativos. O evento também movimenta a economia, com a contratação de atrações, participação de empreendedores e geração de emprego para trabalhadores. 

“Esta nova edição do Viva a Guararapes é mais do que especial, porque além de celebrar o centro da Cidade, o cidadão poderá festejar o São João raiz do Recife. Há dois anos que a nossa população aguarda ansiosamente pelos festejos juninos e a Av. Guararapes no domingo será um grande espaço para isso”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

“Queremos que os recifenses redescubram o prazer de frequentar o centro da cidade e tragam as novas gerações, os filhos, os netos para conhecer os monumentos, as praças, os edifícios históricos e as paisagens, tudo com muita segurança, acessibilidade diversidade de atrações”, disse a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

FECHAMENTO DA VIA – Em paralelo ao evento e atrações da programação que acontecem nos polos, a população pode contar com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer – que, neste dia, terá percurso alterado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (9), quando começará a instalação da infraestrutura do evento. No domingo (10), o endereço ficará aberto exclusivamente para circulação das famílias e participantes do evento, onde as pessoas poderão aproveitar a programação, caminhar, pedalar, usufruir das atrações dos polos e aproveitar para conhecer as belezas e locais pitorescos do Recife.

ESTACIONAMENTO GRATUITO – Assim como na primeira edição, serão oferecidas opções para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos, além do terreno do prédio-sede da Prefeitura, que terá serviço de translado gratuito de ida e volta de van gratuito para o endereço. Para quem quis relembrar um gosto de nostalgia e diversão pôde fazer o percurso de Maria Fumaça, que partiu da Avenida Marquês de Olinda (bairro do Recife), com o mesmo destino. Neste caso, o tíquete custou R$ 10,00. Durante toda a programação, a segurança no local foi reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …