Ostentando uma vida de luxo em Pernambuco e no estado do Rio Grande do Norte, o foragido da prisão e ex-membro de uma quadrilha do Rio de Janeiro foi detido esta semana em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A prisão do homem de 50 de anos foi realizada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de Pernambuco, quando ele, que é conhecido como Rocinha, estava em uma agência bancária de Olinda, na tarde dessa terça-feira (3), usando documentos falsos.
Rocinha foi preso em uma agência bancária no município de Olinda. Foto: Divulgação/ PCPE
Natural do Rio de Janeiro, o homem é, desde novembro de 2021 foragido do Sistema Carcerário do Rio Grande do Norte, estado onde chegou a residir por “muito tempo”segundo a polícia. Tanto no RN quanto no RJ, responde a processos.
Atualmente, Rocinha mora em Pernambuco, no bairro de Barra de Jangada, no município do Jaboatão dos Guararapes, na RMR.
Segundo o gestor do GOE, delegado Ivaldo Pereira, Rocinha, ainda adolescente, já cometia atos infracionais. “Segundo o próprio preso, ele, desde menor já cometia ato infracional e quando completou 18 anos, começou a cometer os crimes. É um indivíduo que, de acordo com o próprio relato, não tem nenhuma intenção de sair da vida criminosa. Chegamos a essa conclusão porque, aos 18 anos de idade, ele começou a utilizar duas identidades e já teve essa ideia de fazer documento falso. Geralmente o indivíduo possui uma carteira de identidade ou uma CNH falsificada quando já é adulto e tem uma certa vivência no crime”, destacou.
Crimes cometidos
No município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte, ele praticou roubo a banco em 2006. No Rio de Janeiro, o homem foi preso por extorsão mediante sequestro e associação criminosa e foi condenado a 15 anos de prisão. Na Paraíba, ele também foi preso, dessa vez, por tráfico de drogas.
Após a Polícia Civil ficar ciente de todos os crimes cometidos pelo homem e de sua verdadeira identidade, começou a realizar diligências com o objetivo de executar sua prisão. O preso vivia uma vida de luxo, mesmo morando em Pernambuco, e construiu, em Natal (RN), um patrimônio com carros e imóveis.
BMW que pertencia a Rocinha. Foto: Divulgação/PCPE
“Ele saiu do Rio de Janeiro, onde era membro de uma facção criminosa, por conta dos conflitos e passou a residir em Natal. Segundo o preso, ele tem dois bares em Pipa e casa à beira-mar. Para sentar na cadeira do bar dele é R$ 100. Aqui em Pernambuco, ele já tem um apartamento à beira-mar em Barra de Jangada e uma BMW. Ele veio para o Estado após fugir de Natal devido aos conflitos de facções”, disse o delegado.
Na prisão realizada na terça, o homem foi autuado e está passa por audiência de custódia por falsidade de documento.
“Em relação a outros crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, isso vai ser alvo de investigações a partir desse momento. Nós pegamos com ele alguns objetos e vamos aprofundar as investigações acerca dos delitos cometidos no Estado”, acrescentou Pereira.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) faz parte da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). A prisão teve coordenação dos delegados de polícia Ivaldo Pereira, Alvaro Grako e José Tenório e as investigações fazem parte da Operação Tolerância Zero.
Veja também
Guerra na Ucrânia RMRZelensky apela ao chefe da ONU para ‘salvar’ os feridos da siderúrgica de Mariupol
Jaboatão comemora 429 anos nesta quarta (4) com corte de bolo, serviços e show gospel