Após um intervalo de quase dois anos, a TV Globo estreia hoje sua primeira novela completamente inédita no horário das nove desde o início da pandemia de Covid-19. Escrita por Lícia Manzo e com direção artística de Maurício Farias, “Um Lugar ao Sol” leva para a televisão uma história focada nas relações humanas e nos conflitos familiares.
No centro da trama estão gêmeos separados quando ainda eram bebês, ambos interpretados pelo ator Cauã Reymond. Renato foi adotado por uma família rica do Rio de Janeiro e teve acesso a muitas oportunidades. Já Christian cresceu em um abrigo, em Goiânia, numa realidade completamente oposta. Após o irmão morrer, ele assume a sua identidade e passa a viver a vida que sempre sonhou ter.
O dilema entre gêmeos é um “gancho” dramatúrgico já abordado em muitas novelas, como “Mulheres de Areia” (1993) e “A Usurpadora” (1998). Lícia Manzo, no entanto, não teme cair no clichê. “Acho que a autoria vem primeiro do que a história, principalmente se você tiver um autor engajado. Para mim, o que está em jogo não é a troca em si, mas a camada psicológica e social que ela me traz. Não persigo uma novidade, mas sim uma história que me mova e faça sentido para mim”, rebate.
Com produção iniciada ainda em 2020, a novela vai ao ar com seus 107 capítulos totalmente gravados. “Todo mundo está surpreso e com expectativa sobre esta obra nova, é nova em todos os sentidos. Primeiro para nós, porque gravamos de forma que nunca havíamos gravado, gravamos com tempo, com uma obra inteiramente construída”, diz Maurício, que revela ter filmado dois finais alternativos.
Cauã conta que, por conta dos adiamentos provocados pela crise sanitária, teve um tempo maior para se preparar para os personagens. “Tive uma coisa a meu favor, que foi o texto muito preciso da Lícia. Ele apontava caminhos muito sólidos para esses dois irmãos. Esse foi o trabalho mais difícil que já fiz em termos de complexidade, mas não tenho do que reclamar”, aponta.
Nas cenas em que os gêmeos se encontram, o ator contou com a ajuda do próprio irmão, que trabalhou como seu dublê. “Acabou sendo muito importante. Eu olhava para um irmão de verdade e tinha muita emoção no olhar”, conta. Pavel Reymond ganhou ainda um papel próprio da novela, que aparecerá como participação especial em alguns capítulos.
“Um Lugar ao Sol” mescla temáticas contemporâneas, como racismo, gordofobia e as problemáticas das mulheres após os 50 anos. Lícia Manzo, que exibiu suas duas tramas anteriores na faixa das 18h, diz que o horário nunca impediu de tocar em temas polêmicos. “Acredito que se você convida o público para uma perspectiva humana sobre qualquer assunto, ele vai se abrir, como numa conversa. Basta você não rotular o outro”, defende.
Alinne Moraes interpreta Bárbara, namorada de Renato. Enganada, ela se casa com Christian sem saber que seu namorado está morto. Ao analisar a personagem, a atriz diz que não consegue vê-la como uma vilã. “Ela é muito complexa. As coisas vão acontecendo na vida dela e ela vai se moldando. Quando você acha que ela está evoluindo, ela tropeça de novo. Mas é ao mesmo tempo frágil, humana e muito delicada”, observa. O elenco da novela ainda traz nomes como Marieta Severo, Danton Mello, Juan Paiva, Andréia Horta, Denise Fraga, Gabriel Leone e Andrea Beltrão.
Veja também
Ucrânia BBB22Felipe Castanhari publica desabafo após ser chamado de nazista nas redes; entenda
Diogo, irmão de Rodrigo Mussi: “Sonhei que o Rod abriu os olhos”
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.