Em jogo animado pelo Grupo H, Gana venceu a Coreia por 3 a 2 e agora só depende de si para classificar às oitavas da Copa pela primeira vez desde 2010, quando fez sua melhor campanha na história.
O jogo começou com domínio total da Coreia do Sul. A seleção asiática, que teve sete escanteios nos primeiros 20 minutos, tinha a posse de bola mas levava pouco perigo ao gol africano. E como já dizia Muricy Ramalho, a bola pune. Em uma falta cobrada na esquerda aos 24, Salisu apareceu para aproveitar o rebote e abrir o placar para Gana.
10 minutos depois veio o segundo gol. Jordan Ayew, que bateu a falta do primeiro gol, cruzou fechado para Kudus dar um leve desvio e ampliar a vantagem. Após os momentos de fraqueza, os coreanos voltaram a dominar a partida, mas continuaram longe do gol de Ati-Zigi.
2º tempo frenético
A segunda etapa começou com novo domínio ineficaz coreano, mas dessa vez, Paulo Bento estava disposto a mudar o rumo da partida. Aos 11, ele tirou Kwon Chang-Hoon para a entrada Lee Kang-In. O jovem ponta de 21 anos precisou de apenas um minuto para ter impacto na partida, ao cruzar na área para Cho Gue-Sung cabecear e descontar.
Animados com o gol, a Coreia aumentou a pressão em busca do segundo gol, e conseguiu. Três minutos após o primeiro, novo cruzamento na esquerda, dessa vez de Kim Jin-Su, para Cho Gue-Sung marcar seu segundo gol de cabeça e empatar a partida.
Porém o ânimo dos ‘Tigres da Ásia’ durou pouco. Aos 22, em jogada bem trabalhada de Partey, Mensah cruzou para Iñaki Williams que furou, mas bola sobrou nos pés de Kudus para finalizar cruzado e colocar Gana novamente em vantagem. Segundo gol do meia na partida.
A Coreia do Sul voltou a pressionar, e chegou a ter chances de gol com Lee Kang-In, em cobrança de falta. A mais perigosa foi com Kim Jin-Su, aos 30. Após bate e rebate na área, o lateral chegou batendo e viu o chute ser salvo praticamente em cima da linha pela zaga. Os coreanos investiram em muitos cruzamentos e jogadas pelas laterais, mas pararam na boa atuação de Ati-Zigi. Após o apito final, o português Paulo Bento, técnico da Coreia, foi expulso por reclamação com árbitro Anthony Taylor.
Na última rodada, Gana enfrenta o Uruguai, que ainda joga nesta segunda contra Portugal, que será o adversário da Coreia do Sul. Ambos os jogos ocorrem na sexta (2/12), às 12h.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
Ficha Técnica
Coreia do Sul 2
Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Min-Jae (Kwon Kyung-Won), Kim Young-Gwon e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young (Hwang Ui-Jo), Hwang In-Beom, Son Heung-Min, Jeong Woo-Yeong (Na Sang-Ho) e Kwon Chang-Hoon (Lee Kang-In); Cho Gue-Sung. Técnico: Paulo Bento (4-2-3-1)
Gana 3
Ati-Zigi; Mensah (Baba), Salisu, Amartey e Lamptey (Odoi); Abdul Samed, Partey, Jordan Ayew (Sulemana) , Andre Ayew (Kyereh) e Kudus (Djiku); Iñali Williams. Técnico: Otto Addo (4-2-3-1)
Local: Estádio Education City, Al Rayyan
Árbitro: Anthony Taylor/ING
Assistentes: Gary Beswick/ING e Adam Nunn/ING
4º Árbitro: Kevin Ortega/PER
Gols: Salisu (24’/1ºT) e Kudus (34’/1ºT, 22’/2ºT)/GAN; Cho Gue-Sung (12’/2ºT, 15’/2ºT)/COR
Cartões Amarelos: Amartey e Lamptey/GAN; Jung Woo-Young e Kim Young-Gwon/COR
Cartão Vermelho: Paulo Bento (técnico)/COR
Veja também
COPA DO MUNDO Copa do Mundo Sai a escalação do Brasil para o jogo contra Suíça, às 13h; Fred e Militão entram. Acompanhe as notícias
Autor de gols de Gana, o jovem Kudus esteve em polêmica com Neymar antes da Copa do Mundo
Fonte: Folha PE