Metade do caminho do Náutico na primeira fase do Campeonato Pernambucano será percorrido nesta segunda (30). Nos Aflitos, às 20h, o Timbu recebe o Porto, pela sexta rodada. Invicto há quatro jogos na competição, o clube enfrentará o Gavião, com invencibilidade ainda superior a dos alvirrubros, mas tendo quatro empates e apenas um triunfo. Ou ambos aumentam o período sem tropeços ou um deles sentirá o sabor da derrota.
“Acredito muito no amadurecimento da nossa equipe. Viemos de uma pré-temporada muito boa, mas a gente só toma corpo mesmo e cria casca com jogos mais difíceis, contra adversários organizados”, afirmou o técnico Dado Cavalcanti.
Ganhando forma a cada jogo
No período de seis partidas realizadas em 2023, o Náutico teve alguns embates mais complicados. Em especial, os de visitante. Começou perdendo por 2×1 para o Central, no Lacerdão. Depois, no Clássico das Emoções, um empate em 3×3, contra o Santa Cruz, em partida marcada pelo poder de reação, após ficar atrás do placar em três momentos.
Contra o Atlético/BA, na Copa do Nordeste, a primeira vitória longe do Recife no ano, por 1×0. Por fim, perante o Retrô, no Arruda, no primeiro encontro após a final estadual protagonizada pelos clubes, no ano passado, empate em 1×1. Esse, contudo, com um gosto amargo, já que os alvirrubros tomaram o gol nos acréscimos do segundo tempo, além de reclamarem de terem dois pênaltis não marcados a favor.
Diante do Porto, a expectativa é saber se Dado dará oportunidade para alguns reforços recentes estrearem na equipe, caso por exemplo do zagueiro Paulo Miranda. Em recuperação de um trauma na coxa direita, o atacante Régis Tosatti, que ainda não vestiu a camisa alvirrubra, participou de jogo-treino contra a AGAPE e pode ser uma das novidades.
A boa notícia é o retorno do lateral-direito Victor Ferraz, fora dos últimos dois jogos do Náutico. Com o retorno do jogador, fica a dúvida se ele começará entre os titulares ou se Diego Ferreira será mantido no setor.
Tabu positivo
O Náutico pode se apegar a um tabu positivo diante do Porto. Os alvirrubros não perdem do Gavião desde 2011. O último tropeço foi no Estadual da época, por 2×1, no Lacerdão. De lá para cá, foram seis vitórias seguidas do Timbu. Considerando apenas os jogos como mandante, o clube não perde dos caruaruenses desde 2010, por 2×1, nos Aflitos.
Ficha técnica
Náutico
Vagner; Diego Ferreira (Victor Ferraz), Anilson, Denilson e Diego Matos; Juan Gauto, Jean Mangabeira, Souza e Matheus Carvalho; Paul Villero e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti.
Porto
Henrique; Carioca, Esculápio e Pedrão; Danielzinho, Rafael Gelatti, Bruninho, Danilo e Edvaine; Fábio Bahia e Tarcysio. Técnico: Oscar de Souza
Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo. Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Tulio de Farias Ribeiro Caldas
Transmissão: Nosso Futebol
Veja também
Futebol agressão sexualQual canal vai passar Náutico x Porto, pelo Pernambucano? Confira escalações e saiba onde assistir
Daniel Alves diz que relação foi consensual, mas se cala sobre denúncia
Fonte: Folha PE