Visando a acionar a população pernambucana contra o tráfico de pessoas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança campanha estadual de conscientização sobre o crime. A ação é uma parceria do órgão junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal e o Grande Recife Consórcio de Transporte.
A primeira fase da campanha conta com a distribuição de cartazes informativos nos 66 terminais de transporte intermunicipal, nos 26 terminais de passageiros, nas estações de BRT e nos mais de 2.300 veículos de transporte coletivo que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife. Os cartazes contam com mensagens de sensibilização, advertindo sobre o tráfico humano e os cuidados necessários em viagens intermunicipais.
De acordo com a procuradora do Trabalho, Débora Tito, o objetivo da campanha é alertar a população sobre o crime e que as autoridades podem intervir. “São situações que ocorrem corriqueiramente, e as pessoas precisam se informar para que isso não aconteça”, alerta a procuradora.
Débora também chama atenção que a maior parte dos casos de tráfico humano ocorre entre municípios do mesmo estado. É necessário desconfiar de promessas de emprego com retenção de documentos, adiantamento de salário ou propostas divulgadas via WhatsApp.
“A gente busca o fortalecimento da campanha através da sensibilização”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca,.
Entre os anos de 2012 e 2019, foram feitas mais de cem denúncias de trabalho escravo e tráfico de pessoas em Pernambuco. Cerca de 38% dos registros ocorreram nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife.
As denúncias podem ser realizadas anonimamente através do Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou pelo site do Ministério Público do Trabalho. “A denúncia, muitas vezes, é o ponto de partida para que as instituições competentes desenvolvam seu trabalho e realizem o resgate de vítimas do tráfico de pessoas”, afirmou Débora Tito.
As peças distribuídas em Pernambuco fazem parte da regionalização da campanha promovida pelo Ministério Público do Trabalho no País. A nível nacional, a iniciativa possui mensagens veiculadas nos meios de comunicação, revistas em quadrinhos e cartazes distribuídos por escolas e aeroportos.
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