com-goalball-e-basquete-em-cadeira-de-rodas,-jogos-paralimpicos-do-recife-retornam-ao-calendario-esportivo-da-capital

Com goalball e basquete em cadeira de rodas, Jogos Paralímpicos do Recife retornam ao calendário esportivo da capital

Quadras, pista e piscina estarão movimentadas nesta sexta (26/11) e sábado (27/11), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Os Jogos Paralímpicos do Recife estão de volta ao calendário de atividades da capital pernambucana. Em 2020, o momento da pandemia do novo coronavírus impediu a realização da competição. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017 e, este ano, conta com 201 atletas, além de homenagens a grandes figuras do desporto brasileiro.

O evento é gratuito e aberto ao público, que deverá usar máscara para acessar os locais de competição. A abertura da competição acontece às 8h desta sexta (26/11), com o goalball, na quadra principal do Geraldão. Lá, estarão presentes Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques, secretária executiva de Esportes, e Larissa Lellys, gerente de atividades esportivas. Às 13h, também no ginásio, mas na quadra dois, tem a disputa do basquete em cadeira de rodas. 

“Passa uma energia muito boa para a gente cada vez que um desses nossos eventos retornam ao calendário esportivo da cidade”, comemora Yane Marques, secretária executiva. “Os Jogos Paralímpicos do Recife contam com paratletas de alto nível, e ainda vamos homenagear estrelas do nosso desporto e paradesporto. É uma honra imensa estar construindo isso ao lado de tanta gente boa, e gerar esse estímulo”. 

Oito personagens do esporte brasileiro receberão homenagens. São eles a nadadora Etiene Medeiros; os treinadores Ismael Marques e Poliana Silva; e os paratletas Ana Cláudia Silva, Leylane Castro, Raimundo Nonato, Jardiel Soares e Andreza Vitória. As entregas de placas acontecerão tanto no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, às 9h da sexta (26) quanto no Geraldão, às 10h e 15h do sábado (27). 

Haverá álcool 70% no local e os presentes deverão usar máscaras, quando não estiverem em disputa de provas. O evento ainda contará com a presença de 35 voluntários, que darão suporte no transcorrer do torneio. Todos são estudantes de educação física da Universidade Federal de Pernambuco, Uninassau e Unibra. 

SERVIÇO 

26/11 – Sexta-feira 

9h – Goalball (Geraldão, ginásio principal) 

13h – Basquete em cadeira de rodas (Geraldão, quadra dois) 

27/11 – Sábado 

9h – Atletismo (Santos Dumont, pista de atletismo) 

9h – Natação (Santos Dumont, piscina) 

9h – Parabadminton (Geraldão, quadra dois) 

9h – Fut5 (Geraldão, quadra três) 

14h – Vôlei sentado (Geraldão, ginásio principal)









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …