A Copa do Brasil passará por mudanças. Nesta segunda-feira (26), ao apresentar o regulamento do torneio mata-mata de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade relevante para a edição do ano seguinte. A entidade vai extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.
Para a edição de 2023, dez equipes conseguiram suas respectivas vagas pela posição no ranking: América/MG, Bahia, Santos, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta.
Com a novidade, as federações estaduais serão beneficiadas. Isso porque, 80 das 92 vagas serão ocupadas por equipes que irão se classificar através dos campeonatos locais. As entidades com direito a três vagas – caso de Pernambuco – terão que destinar de forma obrigatória duas para o campeão e vice de cada estadual. A terceira vaga, no entanto, fica a critério da federação conceder como achar melhor.
A reportagem da Folha de Pernambuco tentou entrar em contato com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, para falar sobre o tema, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.
Ranking de federações define vagas
Para a Copa do Brasil de 2024, a CBF utilizará o ranking das federações para definir quantas vagas cada uma terá direito. Atualmente, melhores colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro têm direito a seis. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco, enquanto Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Maranhão, além de Pernambuco, a três. Os demais estados a apenas duas vagas.
Assim como já acontece, 12 clubes terão direito a entrar na terceira fase do certame. São eles representantes do Brasil na Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.
Veja também
Futebol Internacional Campeonato InglêsPSV Eindhoven vende atacante Cody Gakpo ao Liverpool
Com gol de Martinelli, Arsenal vence West Ham de virada e mantém liderança do Inglês
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.