com-diminuicao-na-busca-por-testes-de-covid-19,-o-centro-do-parque-dona-lindu-sera-desmobilizado

Com diminuição na busca por testes de Covid-19, o centro do Parque Dona Lindu será desmobilizado

Com uma queda na procura por testes da Covid-19 e uma tendência de redução dos indicadores do novo coronavírus em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) dará continuidade a uma desmobilização gradual dos centros e postos de testagem do Estado.O centro instalado no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, será desmobilizado nesta segunda-feira (25). 

O centro de testes do Parque Dona Lindu, que teve suas atividades iniciadas em janeiro deste ano, obteve redução de 79% na procura por testes até o mês de março. Em fevereiro, 10,2 mil exames foram realizados, já em março, apenas 2,1 mil testes. Em abril, o serviço passou a realizar uma média de apenas 50 exames por dia. 

Quatro postos de testagem continuam em funcionamento no Estado, o do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, com funcionamento de domingo a domingo, das das 8h às 18h; o da antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, com demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; o do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, com funcionamento exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, com um demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e o da Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

“Importante ressaltar que a população poderá procurar além dos outros quatro centros estaduais, que continuam em funcionamento, todos os serviços geridos pelos municípios, que estão sendo regularmente abastecidos pelo Governo do Estado com testes rápidos de antígeno, por meio do Programa TestaPE, para garantir a vigilância da Covid-19 em Pernambuco. A diminuição crescente na procura por testes nos centros é consequência de um cenário epidemiológico diferente do que foi vivenciado no final do ano passado e início deste ano, com a alta procura por exames devido à epidemia de influenza em Pernambuco e o impacto da H3N2, provocada pela variante Darwin. Outro fator importante é o avanço da vacinação em diversos grupos etários e a melhora na situação epidemiológica do Estado”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

Outros centros de testagem já está foram desmobilizados nas últimas semanas. A Secretaria Estadual de Saúde informou que no dia 4 de abril ocorreu a desmobilização do centro de testagem instalado no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Assim como o centro do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, foi encerrado no dia 11 de abril. O Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista encerrará suas atividades no próximo dia 30. 

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …