Edição de segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Por Jorge Lemos
Editor do Blog
As atenções estarão voltadas para o município de Jaboatão dos Guararapes. A eleição de 2024 será o clássico dos clássicos, uma nova Batalha dos Guararapes. Na segunda maior cidade de Pernambuco, o clima eleitoral já começou a esquentar com a filiação do ex-prefeito e pré candidato à prefeitura, Elias Gomes, ao PT.
Elias Gomes, que é um fênix na política, mostrou força no seu ato de filiação que reuniu lideranças nacionais do partido a exemplo da presidente Nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann e do vice presidente nacional do PT, senador Humberto Costa. A filiação de Elias ao Partido dos Trabalhadores passou pelo crivo do presidente Lula na última vez que ele esteve em Pernambuco.
O PV, que faz parte da federação com o PT e PCdoB, tem a pré candidatura do ex-vereador, Daniel Aves, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. Uma operação foi montada para convencer Daniel a disputar uma vaga na Câmara, já que a federação não permite dois candidatos majoritários.
A disputa será nacionalizada, já que do outro lado tem dois pré candidatos da base política do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL). A deputada federal, Clarissa Tércio (PP) é uma fiel escudeira do ex-presidente e carrega a bandeira do Bolsonarismo. Já o atual prefeito, Mano Medeiros, que é candidato à reeleição, pertence ao partido de Bolsonaro e tem o apoio do ex-prefeito, Anderson Ferreira, que foi candidato a governador de Pernambuco em 2022 e preside o Partido Liberal no Estado.
Esfriou– Depois de um grande ato de posse na presidência do PP de Jaboatão e anúncio da pré candidatura à prefeitura do município, a pré-campanha da deputada federal, Clarissa Tércio deu uma esfriada geral. O que se fala nos bastidores é que a parlamentar colocou uma coordenação que não conhece o jogo de Jaboatão e não está conseguindo decolar.
Vai com Elias- Falando no PP, o deputado estadual, Jeferson Timóteo , que faz parte do partido de Clarissa, já disse que não apoia a candidata do seu partido em Jaboatão e que o seu compromisso é com a candidatura de Elias Gomes (PT), como forma de retribuir o apoio que teve em 2022.
Faz o L- O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, atualmente no MDB tem feito uma articulação para voltar às fileiras do Partido dos Trabalhadores, mas alguns integrantes do PT têm resistido a entrada de Ribeiro que vai concorrer à reeleição no próximo ano.
Ampliando– O deputado estadual, France Hacker (PSB), em 8 meses de mandato, tem intensificado sua base política na Mata Sul. Depois de empossado, já fechou com os prefeitos de Barreiros, Joaquim Nabuco, Belém de Maria e Palmares. Na última semana, fechou com o grupo de Clóvis Paiva, em Ribeirão.
Dor de cabeça- Muitos vereadores de mandato estão dormindo à base de rivotril. É grande a dificuldade na montagem das chapas. Muitos suplentes não querem formar chapa com a presença de vereadores de mandato e ameaçam não fazer calda. É bronca !!
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação