Um cobra cascavel foi capturada pela Polícia Militar, na noite dessa quinta-feira (13), em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
O animal silvestre foi encontrado por uma moradora na Estrada de Nova Cruz, que acionou a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).
No local, a equipe capturou a serpente, que foi encaminhada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), na Guabiraba, na Zona Norte do Recife.
De acordo com a PM, no espaço, o animal receberá os cuidados de equipe técnica até que esteja apto a ser reintroduzido ao seu habitat natural.
Segundo o Instituto Butantan, a cascavel é uma serpente peçonhenta, de hábito noturno, e que possui como principal característica um chocalho na extremidade da cauda.
É venenosa e seu veneno possui ação miotóxica, neurotóxica e nefrotóxica, causando lesões e rupturas das fibras musculares, paralisia dos músculos da face e falência renal, já que afeta diretamente o sistema nervoso.
O animal, que se alimenta de pequenos mamíferos e aves, é de cor castanha a bege clara, com desenhos geométricos em forma de losangos brancos e pretos ao longo do corpo, e pode atingir o tamanho de aproximadamente 1,5 metro.
Veja também
Operação Quebra-Ossos pandemia PF prende irmãos suspeitos de desvio de verbas do orçamento secreto no Maranhão
Pernambuco registra, nesta sexta-feira (14), nove mortes e 181 casos de Covid-19