cnmp-e-ipea-assinam-termo-para-mapear-o-perfil-etnico-racial-do-ministerio-publico-brasileiro

CNMP e Ipea assinam termo para mapear o perfil étnico-racial do Ministério Público brasileiro

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 2

A iniciativa abrange diagnóstico sobre a implementação de ações afirmativas

16/06/2022 – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), presidida pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) firmaram termo de execução descentralizada que visa à realização de pesquisa no Ministério Público brasileiro sobre o perfil étnico-racial do quadro funcional da instituição. A solenidade de assinatura ocorreu na sede do CNMP, em Brasília, na abertura da 9ª Sessão Ordinária de 2022, no dia 14 de junho.

A iniciativa abrange um diagnóstico sobre a implementação das ações afirmativas sobre o tema racial, conforme recomendações e resoluções expedidas pelo CNMP.   

Assinaram o termo de execução o presidente do CNMP, Augusto Aras; o conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr.; e o presidente do Ipea, Erik Alencar de Figueiredo.    

A pesquisa, decorrente das discussões do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural da CDDF, está prevista para ser desenvolvida em dez meses. Nesse prazo, as atividades serão conduzidas em duas etapas simultâneas voltadas para a consolidação de uma base de dados com informações do quadro funcional do Ministério Público e para a análise da implementação das normativas do CNMP relativas à promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo.   

A iniciativa  visa ao mapeamento da constituição do corpo funcional do Ministério Público brasileiro, com especial atenção às possíveis desigualdades que o permeiam, de forma a representar não apenas exercício de transparência, como também uma ferramenta analítica para intervenções qualificadas e acompanhamento das medidas tomadas para mitigar esse estado de coisas. Além disso, permitirá um melhor acompanhamento da atuação ministerial voltada ao enfrentamento do racismo e das desigualdades vigentes. 

O exame do perfil étnico-racial do quadro funcional incluirá membros, estagiários e demais servidores, além de considerar variáveis como gênero, deficiência, escolaridade, perfil geracional, entre outras. 

O trabalho pretende, ainda, avaliar o cumprimento das normativas do CNMP voltadas à implementação da política de reserva de vagas para negros em concursos públicos (Resolução CNMP nº 170/2017), em estágios (Resolução nº CNMP nº 217/2020); e como tem-se dado a implementação da Recomendação nº 40/2016, que trata da criação de órgãos especializados para a promoção da igualdade étnico-racial, a inclusão do tema em editais de concursos e o incentivo à formação inicial e continuada sobre o assunto.

Serviço:

Está aberta chamada para seleção de bolsistas para atuar em pesquisa sobre perfil étnico racial do Ministério Público brasileiro e acompanhamento de ações afirmativas:

Chamada Pública nº 059/2022 – “Perfil étnico-racial do Ministério Público Brasileiro e Acompanhamento de Ações Afirmativas do CNMP”.

1 bolsa modalidade: Bolsa de Incentivo à Pesquisa II

1 bolsa modalidade: Assistente de Pesquisa III (Mestre)

1 bolsa modalidade: Doutor 

Prazo de inscrição: 10 de junho a 19 de junho de 2022. 

Resultado: A partir de 23 de junho de 2022. 

Início das bolsas: A partir de 29 de junho de 2022.

Mais informações: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=39335&Itemid=466​

Fonte: CNMP

Imagem acessível: fotografia de pinos de madeira dispostos uma ao lado do outro e em cores branca, marrom, amarela e marrom claro

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …