Avenida Guararapes se abriu para a última edição de 2022 do Viva Guararapes. realizado pela Prefeitura do Recife, o evento reúne até o final da tarde de hoje programação gratuita para todas as idades. (Foto: Edson Holanda/PCR)
A temporada natalina do Recife ganhou destaque neste domingo (04) na última edição de 2022 do Viva a Guararapes. Para a despedida do ano, a Prefeitura do Recife levou a magia do Natal com uma programação com música, dança, feirinha de artesanato, gastronomia e muita diversão. De forma gratuita, a população que esteve no local pode vivenciar a cidade e apreciar o pastoril, Trompete Encantado, Orquestra Natalina itinerante toda vestida de Papai Noel e outras atividades. A iniciativa da Prefeitura do Recife, coordenada pelo Gabinete do Centro do Recife (Recentro) e pela Secretaria de Turismo e Lazer, visa incentivar as pessoas a vivenciar as ruas do centro da cidade, participando de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos para todas as idades. As atividades continuam até às 17h deste domingo.
Para completar a magia do Natal, o diferencial dessa edição foi o Polo Natalino. Com direito a foto instantânea, impressa na hora, com Papai Noel, o desejo de Natal pode ser registrado e a tradição natalina mantida. Para quem é fã de decoração natalina, ainda teve oficina com tema que ensinou a confecção de porta-retratos, enfeites para árvores de Natal e máscaras de Papai Noel. E como 2023 está quase aí, o Viva a Guararapes deste domingo reservou um mural de desejos positivos para o próximo ano, que ficou disponível para quem quisesse deixar seus votos e metas para o Ano Novo.
Famoso no Viva a Guararapes, o Polo Infantil é um dos mais concorridos. Com direito a recreação, pula-pula, brinquedos infláveis, camas-elásticas, parque diversões e oficinas de pintura e balão, a criançada se esbalda com cada cantinho especialmente preparado para a diversão. Marcando presença em mais uma edição, Lindalva Floriano veio do bairro do Pina com a sobrinha Maria Eduarda, de 9 anos, para aproveitar a manhã de sol. “É a terceira vez que trago ela. Aqui a gente encontra com gente conhecida e ela aproveita bastante as brincadeiras. Eu gosto das apresentações de música e das feirinhas. É bem divertido!”, fala com animação. “Espero que tenha mais”, completa Lindalva já na expectativa das próximas edições.
Na programação ainda teve o Polo Circense, onde as pessoas tiveram oportunidade de conhecer as técnicas usadas pelos artistas e ainda praticar malabares (bolinha e pratinho), aéreo com tecido, lira e trapezinho fixo e equilíbrio com arame. No Polo Geek, teve feira geek, Just Dance e apresentação de K-Pop. No Polo Esportivo, ainda teve basquete e vôlei de rua, futsal e patinação.
As canções natalinas e a tradição no período foram celebradas no palco principal do Polo Cultural e Artístico. Nele desfilaram o pastoril Divinas Pastoras, Julio Santos, Orquestra Surreal, Nego Thor e Banda Santa Clara. No Polo Empreendedor, dez comerciantes do Pilar apresentaram seus produtos e serviços, mostrando a potência empreendedora da comunidade. O Viva a Guararapes tem dado oportunidades e visibilidade para quem tem empreendimento. É a primeira vez que Gerusa Oliveira, expositora, vem ao evento e o dia nem acabou, mas ela já pensa em voltar. “Pela hora, eu sei que o movimento vai aumentar. Mas, somente nesta manhã, eu já vendi mais do que na feirinha que participei ontem em outro ponto da cidade. Muito legal o espaço”.
A programação do Natal na Avenida Guararapes ainda contou com o Polo Sesc, que levou oficina de Árvore Natal, coral Encantos do Mar (com grupo de idosos) e apresentação de pastoril. Enquanto o Polo de Serviço reuniu o Espaço Saúde, o caminhão da Compesa para quem quiser informação ou resolver qualquer pendência com a companhia, assim como o espaço da Neoenergia. A Fiepe Social também esteve no local. A ONG Prefiro Bicho esteve no Polo Pet com animais para adoção. No Polo Vinil, teve a tradicional feirinha do Vinil e a oficina de Turbantes. Enquanto o Polo Sustentabilidade reuniu a Feira Agroecológica, com troca de mudas e composto orgânico.
Você precisa fazer login para comentar.