cinco-dias-de-teatro,-musica-e-cultura-popular-para-celebrar-hermilo-borba-filho

Cinco dias de teatro, música e cultura popular para celebrar Hermilo Borba Filho

A 18ª edição da Semana Hermilo, promovida pela Prefeitura do Recife, de 17 a 21 de novembro, oferecerá programação gratuita e aberta ao público para celebrar a obra do autor, encenador, professor, crítico e ensaísta pernambucano. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

De amanhã (17) a 21 de novembro, o Recife vai celebrar Hermilo Borba Filho, um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina, para quem precisavam dialogar e se relacionar as artes, vocações e inovações culturais de um povo com suas celebrações ancestrais. Realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Semana Hermilo contará com palestras, exposições e apresentações de teatro e de dança.

Em sua 18ª edição, a Semana renderá homenagem à atriz Leda Alves, viúva do escritor, que tanto contribuiu para a sistematização da obra e do legado de Hermilo para a cultura brasileira. Atriz que empreendeu junto com Hermilo o sonho do Teatro Popular do Nordeste (TPN), Leda também dedicou-se à cultura em sua dimensão social e política, tendo atuado em diferentes instâncias do poder público, com passagens pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e Secretaria de Cultura do Recife.

A programação começa na próxima quarta-feira, no Teatro Hermilo Borba Filho, espaço cultural gerido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, que sediará boa parte das atividades. A partir das 18h, o público será recebido com a atividade Rascunhando Personagens, que será conduzida por Luciano Félix. A partir das 19h30, após as falas institucionais inaugurais, será aberta a Exposição de Mamulengos na área expositiva do teatro. A programação de palco terá início às 20h, com a apresentação do Mamulengo Flor de Mulungu, seguida de projeção de entrevista com Hermilo Borba Filho sobre o texto “A Porteira do Mundo”. A noite de estreia da Semana termina com um bate-papo com Leda Alves.

Na quinta (18), a programação segue com leitura dramatizada e exibição de documentário, terminando com a apresentação do Cavalo Marinho Boi Matuto, na área externa do teatro.

As atividades da sexta (19) começam cedo, também no Teatro Hermilo Borba Filho, a partir das 14h, quando a Semana Hermilo abraça o primeiro encontro dos Diálogos de Mestres e Mestras, promovidos pela Prefeitura do Recife, reunindo os brincantes das tradições ligadas ao Ciclo Natalino, para discutir desafios e potências desta retomada cultural que se anuncia para a cultura popular. O primeiro encontro será dedicado aos Reisados e Guerreiros. A programação dos encontros continua após o fim das atividades dedicadas a Hermilo, nos dias 24 e 26 de novembro, reunindo os brincantes para falar, respectivamente, sobre Autos de Boi e Cavalo-Marinho e sobre Pastoris.

A partir das 18h, tem mais performance e debate cultural. Às 20h, o Teatro Hermilo vira terreiro para receber uma sambada de maracatu, comandada pelos mestres Pita e Barachinha, dos maracatus Leão das Cordilheiras, de Glória do Goitá, e Estrela Dourada, de Buenos Aires.

No fim de semana, serão oferecidas novas performances e leituras dramáticas. No domingo (21), vai ter também dança, música e programação  para a criançada. A partir das 16h, será apresentado o espetáculo infantil “Cantigas de Mamulengo”, do grupo Mamulengos e Catrevagens. Em seguida, vai ter cantoria de viola com Edmilson Ferreira e Antônio de Lisboa e leitura coreografada do conto A Eleição, escrito por Hermilo. A programação encerra musical, com a participação de Marcelo Melo, do Quinteto Violado.

Sobre Hermilo – Um dos homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Autor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

18ª SEMANA HERMILO

De 17 a 21 de novembro

No Teatro Hermilo Borba Filho



Quarta-feira (17)

18h – Rascunhando Personagens, com Luciano Félix

19h – Cerimônia de Abertura com homenagem a Leda Alves

19h – Abertura da Exposição de Mamulengos

20h – Apresentação do Mamulengo Flor de Mulungu

20h30 – Projeção da entrevista “A Porteira do Mundo”, com Hermilo Borba Filho

21h15 – Bate-papo com Leda Alves e convidados

Quinta-feira (18)

18h – Rascunhando Personagens, com Luciano Félix

18h – Leitura dramática de trechos da obra de Hermilo, por Flávio Renovatto e Luiz Manoel (com o boneco Godot)

19h – Exibição do documentário Hermilo no Grande Teatro do Mundo, dirigido por Carla Denise e produzido por Massangana Multimídia Produções

20h – Apresentação do Cavalo Marinho Boi Matuto, na área externa do teatro

 

Sexta-feira (19)

14h – Diálogo de Mestres e Mestras  (Reisados e Guerreiros)

18h – Rascunhando Personagens, com Luciano Félix

18h – Leitura dramática de trechos da obra de Hermilo, por Flávio Renovatto e Luiz Manoel (com o boneco Godot)

18h30- Conversa com Domingos Jr. e Valécio Bruno sobre projetos de criação “O Solo do Outro” e “O Aprendiz em Cena”

19h30 – Leitura dramatizada dos contos  Romance de João Besta e Jia da Lagoa, dirigida por Ana Sobral

20h – Apresentação da Sambada do Mestre Pita, do Maracatu de Baque Solto Leão das Cordilheiras, de Glória do Goitá, e do Mestre Barachinha, do Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada, de Buenos Aires, no Pátio Interno do Centro Apolo Hermilo

 

Sábado (20)

18h – Rascunhando Personagens, com Luciano Félix

18h – Leitura dramática de trechos da obra de Hermilo, por Flávio Renovatto e Luiz Manoel (com o boneco Godot)

18h – Performance de Odília Nunes com as bonecas Cordelina e Ester

19h – Palestra com o professor Lourival Holanda, sobre a autobiografia e a ficção na obra de Hermilo

20h – Leitura dramatizada de “O bom samaritano”, dirigida por Adriano Portela Lins

 

Domingo (21)

16h – Apresentação do espetáculo Infantil “Cantigas de Mamulengo”, do grupo Mamulengos e Catrevagens, dirigido por Maria Oliveira e Lucas de Oliveira

18h – Leitura dramática de trechos da obra de Hermilo, por Flávio Renovatto e Luiz Manoel (com o boneco Godot)

18h – Performance de Odília Nunes com as bonecas Cordelina e Ester

18h – Cantoria de Viola com Edmilson Ferreira e Antônio de Lisboa

19h – Leitura Dançada do conto “A Eleição”, com coreografia de Raimundo Branco

20h – Encerramento com Marcelo Melo do Quinteto Violado

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …