Com o objetivo de estimular a leitura e, consequentemente, desenvolver a imaginação e a oralidade do público infantil, cinco comunidades do Recife receberam espaços com livros, que poderão ser acessados gratuitamente a qualquer momento.
O projeto “Espaço de Leitura“, iniciativa da prefeitura da capital pernambucana, está sendo instalado em praças próximas a escolas municipais da cidade. Já foram contemplados os bairros de Brasília Teimosa, na Zona Sul; Morro da Conceição, na Zona Norte; além de Campo Grande, Iputinga e Tejipió, na Zona Oeste.
Segundo a gestão da cidade, em cada local beneficiado foi colocado um equipamento em formato de livro gigante. Dentro dele, as crianças encontrarão um acervo com diversos exemplares infantis doados pela Secretaria Executiva para a Primeira Infância e pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries).
Em Brasília Teimosa, o Espaço de Leitura está localizado na Rua Ivonete Ferreira da Silva, a 79 m da Escola Municipal Engenheiro Umberto Gondin.
Já no bairro de Campo Grande, a Praça da Saramandaia, localizada na Rua Cláudio Galvão Nery da Silva, recebeu o Espaço de Leitura. A área passou por uma revitalização no início de 2022, ganhando banco com encosto, mesa de piquenique, caixa de areia, escorrego e um conjunto de tocos para brincadeiras, além de intervenções de pinturas infantis.
No bairro da Iputinga, o novo local de leitura foi instalado na Praça Arco-Íris, localizada na Rua David Nasser. O espaço está a 245 m da Escola Municipal São Domingos.
O Espaço de Leitura do Morro da Conceição está localizado na Rua Praça da Conceição, à 47 m da Escola Municipal Júlio Vicente Alves de Araújo. Já em Tejipió, o equipamento foi instalado na Rua Tutóia, em frente à Escola Municipal de Tejipió.
Veja também
fogo LeilãoIncêndio deixa 27 mortos em Nova Délhi, segundo serviços de emergência
Figurinha de Ayrton Senna é leiloada por R$ 13 mil na Itália