Os moradores da cidade de Brejão, a 252 km do Recife, no Agreste de Pernambuco,, tiveram uma madrugada de muito frio nesta terça-feira (26). Isso porque o município registrou a menor temperatura do Estado neste mês de julho: 12,9º C. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
De acordo com o meteorologista da Apac Roberto Pereira, as menores temperaturas deste mês haviam sido registradas, até então, no último dia 18, nas cidades de Buíque, também no Agreste, que atingiu 13.3º C, e de Petrolina, no Sertão, que apresentou 13,5º C.
“Brejão é uma região fria, próxima a Garanhuns. Lá teve ventos de 80 km por hora. Estamos na estação do inverno, onde há muita nebulosidade e dimunuição dos raios solares, causando esfriamento radiativo nas madrugadas”, afirmou Roberto.
Ainda segundo o meteorologista, o início da manhã desta terça também foi mais fria na Região Metropolitana do Recife. A cidade de São Lourenço da Mata registrou 20.4º C, a menor temperatura do município neste mês.
“Neste período, entre julho e agosto, é comum registrar temperaturas mais baixas. Estamos na estação fria. Com a umidade baixa e muito vento, a sensação térmica pode ser mais baixa que as registradas pelos termômetros”, justificou Roberto Pereira.
Na capital pernambucana, os recifenses também têm sentido o clima mais frio. A reportagem da Folha de Pernambuco questionou sobre as temperaturas registradas, mas a Apac não soube precisar, segundo agência, devido a um problema técnico nos equipamentos de captação e transmissão de informações.
Veja também
Direitos Humanos JustiçaCasos de trabalho escravo julgados em 2022 no Brasil já são quase mil
MPF denuncia presidente da Funai por denunciação caluniosa
Você precisa fazer login para comentar.