cidadania:-cabrobo-tera-unidade-do-orelhao-digital-a-partir-de-1o-de-agosto

Cidadania: Cabrobó terá unidade do Orelhão Digital a partir de 1º de agosto

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 22

28/07/2022 – A Câmara Municipal de Cabrobó contará, a partir da próxima segunda-feira (1º/8), com uma unidade do Orelhão Digital, projeto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que tem como objetivo promover, em parceria com os municípios pernambucanos, a inclusão digital por meio do acesso aos serviços digitais disponibilizados pelos órgãos públicos. Cabrobó é o sexto município pernambucano a instalar o Orelhão Digital.


Em Cabrobó, a instalação do Orelhão Digital partiu de uma solicitação do presidente da Câmara de Vereadores, Rony Russo, à promotora de Justiça Jamile Figueirôa Silveira Paes. Além de uma sala, a Câmara também disponibilizou um servidor, que já foi treinado e ficará responsável por auxiliar o público.


“As tratativas para a implementação foram concluídas na terça-feira (26), quando assinamos termo de cooperação entre o MPPE e o município de Cabrobó, lançamos o projeto e inauguramos a sala do Orelhão Digital, que vai funcionar das 7 às 13 horas na sede do Legislativo municipal”, destacou a promotora de Justiça.


A cerimônia de inauguração contou ainda com participação dos promotores de Justiça Luiz Marcelo da Fonseca Filho e Fernanda Henriques da Nóbrega (coordenadora do projeto, representando o procurador-geral de Justiça); do prefeito Elionai Dias; conselheiros tutelares; integrantes do 5º Batalhão de Polícia Militar; servidores do MPPE e do Tribunal de Justiça de Pernambuco; e cidadãos cabroboenses.


“O direito ao acesso à internet foi reconhecido pela OEA em 2020 como direito humano fundamental. Nessa seara e atenta às necessidades da população, a Câmara Municipal de Cabrobó aderiu ao projeto Orelhão Digital do Ministério Público de Pernambuco, sempre no compasso da inclusão e acesso à cidadania”, complementou Fernanda da Nóbrega.


Saiba mais – o projeto foi desenvolvido com o intuito de facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de interesse público disponíveis pela internet. Com um computador e pessoal fornecido pelos municípios, o Orelhão Digital abre portas do mundo digital para o cidadão que não pode pagar pelo serviço de internet ou que não tem intimidade com as ferramentas tecnológicas.


O atendimento é feito de forma presencial e sem necessidade de agendamento prévio, cabendo ao cidadão providenciar as informações e documentos exigidos pelo órgão público ou concessionária, como Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, redes municipal e estadual de saúde, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Além de Cabrobó, o Orelhão Digital já tem parceria com as cidades de Gravatá, Caruaru, Brejinho, Flores e Vitória de Santo Antão.

Homenagem – a Câmara de Vereadores também entregou, na terça (26), o título de cidadã de Cabrobó à promotora de Justiça Jamile Figueirôa Silveira Paes, que é titular da 2ª Promotoria de Justiça local desde fevereiro de 2019.

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Em reta final de campanha, Alessandra Pires realiza caminhadas nas comunidades de Jaboatão

Há nove dias da eleição, a candidata a vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Alessandra Pires …