O Agreste e Sertão de Pernambuco devem registrar chuvas de moderada a forte até o sábado (3), segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
De acordo com o meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, nas regiões, as chuvas mais fortes começaram nessa terça-feira (29) devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul.
“A Zona de Convergência de Umidade se transformou na Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um canal que está trazendo umidade desde a Amazônia até o Nordeste, em baixos níveis, e está provocando instabilidade em grande parte do País, havendo bastante precipitações de moderada a forte entre o Sertão e Agreste”, informou.
Apesar do avanço do sistema, não há indicação de que as chuvas atinjam a Região Metropolitana do Recife com a mesma intensidade.
“O sistema começou a chover no Sertão, depois passou no Agreste. Mas não deve chegar na RMR; pode acontecer pequenas pancadas, mas não deve avançar”, afirmou Romilson, prevendo chuva fraca ao longo desta quinta-feira (1º).
Segundo o profissional, o sistema, que está ativo nestas quarta (30) e quinta-feiras (1º), deve seguir até o sábado (3). “A previsão permanece de moderada a forte no Sertão e Agreste na noite desta quarta e madrugada de quinta, mas pode mudar de intensidade a depender do comportamento do sistema”, afirmou.
Para a Mata Sul, que também registrou chuva fraca, não há previsão de precipitações fortes para os próximos dias.
Veja também
Guerra na Ucrânia palestinaQuase metade da rede elétrica da Ucrânia permanece fora de operação
Operação do exército israelense na Cisjordânia mata dois integrantes da Jihad Islâmica