Com extensão de 50 metros, o painel do artista Vários Nomes é uma celebração da cultura popular, promovida pela Prefeitura do Recife através do programa Colorindo o Recife (Foto: Uenni/PCR)
No coração do Recife, mais precisamente no bairro de Santo Antônio, está surgindo um novo painel de arte urbana para enriquecer o cenário artístico da cidade. Criado pelo artista Vários Nomes, o mural a céu aberto, intitulado “A Rua Cria e a Cidade Dança”, busca celebrar a rica cultura popular pernambucana, com foco nas tradições dos bairros Santo Antônio e São José, reconhecidos por sediarem o famoso Carnaval do Recife. A iniciativa faz parte do programa Colorindo o Recife, promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e conta com o apoio do Recentro e da Tintas Coral.
Ao percorrer a esquina da Rua Nova com a Rua Padre Floriano, nas proximidades da Ponte de Ferro e da Praça Joaquim Nabuco, os transeuntes estão tendo a oportunidade de testemunhar o mural ganhando vida, entre as obras de Brennand e Abelardo da Hora. Nesse cenário envolvente, cinco personagens da cultura popular pernambucana emergem, transportando os observadores para um universo repleto de cores, ritmos, dança e tradição.
“Meu objetivo é capturar toda a energia e alegria das ruas durante o Carnaval, incorporando elementos marcantes do frevo, que é um ritmo extremamente vibrante e contagiante. A intenção aqui é destacar a importância da música e da dança como expressões culturais que enchem as ruas de vida”, explica Vários Nomes, grafiteiro e muralista. Dedicado a preservar e enaltecer a cultura popular por meio de intervenções artísticas, o mais novo mural do artista reflete as pessoas e experiências que movimentam as ruas, tornando-se uma expressão autêntica e pulsante da cultura local para esta e as futuras gerações.
“Aqui no Centro, a gente tem o privilégio de conviver com a cultura, história e tradição, enquanto olhamos para o futuro. Ao unir artistas como Brennand e Abelardo da Hora com um artista contemporâneo através da arte urbana, criamos um corredor cultural e turístico que valoriza nossa cidade. É mais um atrativo para o nosso centro histórico. A ponte, o rio e nosso acervo cultural ganham vida através de diversas expressões artísticas, enquanto prédios e estruturas se tornam obras de arte”, acrescenta a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.
Dos personagens presentes no mural, dois representam a música e os blocos do frevo, com fantasias exuberantes e instrumentos nas mãos, enquanto o caboclo e seus amigos da Zona da Mata Norte ocupam um lugar de destaque, realçando a importância de preservar e proteger a cultura pernambucana, suas raízes e tradições. Essa presença também destaca a riqueza da diversidade cultural do Estado, unindo diferentes regiões em uma celebração conjunta.
“O mural não apenas honra as raízes culturais, mas também se integra ao ambiente urbano local, incorporando os traços característicos das ruas através do graffiti e sendo inspirado pelas experiências do artista no cotidiano. O título escolhido para a obra não poderia ser melhor, pois reflete exatamente a essência dessa expressão artística: a rua é o berço da cultura, da arte e da alegria, que transforma a cidade em um palco de movimento e celebração contínua”, destaca a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes. A expectativa é que o mural esteja finalizado até o dia 18 deste mês. No entanto, ele já se tornou um ponto de encontro no bairro de Santo Antônio.