O feriado de Proclamação da República, celebrado nesta terça-feira (15), tem movimentação tranquila no Centro de Testagem da Covid-19 localizado no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.
Nos últimos dias, o local tem sido bastante procurado, especialmente com o aumento de casos de pacientes diagnosticados com coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na última semana de outubro, foi registrada taxa de 11,8% de diagnósticos positivos em relação ao total de testes realizados, percentual bem acima dos 4,1% verificados na semana anterior.
Apesar de o movimento no centro de testagem nesta terça ser menor do que o registrado nos últimos dias, alguns grupos de pessoas estavam presentes para fazer o exame.
O funcionário público Marcos Valério, de 59 anos, ficou aliviado com o resultado negativo. “Eu não estava com sintomas, mas minha esposa estava e nós viemos fazer o exame. O dela deu positivo e agora é manter o cuidado com a família”, contou.
Situação semelhante também ocorreu com a operadora de sistemas Carla Maria de Menezes, de 55 anos. Ela testou negativo para a Covid-19, ao passo que o marido teve o resultado positivo. Apesar de não ter sido diagnosticada com o vírus, Carla se mostrou apreensiva por vir apresentando sintomas gripais nos últimos dias, como dor de garganta, tosse e coriza.
“Eu estou apreensiva porque estou com sintomas há pouco mais de uma semana. Estou cuidando dos meus pais e minha sobrinha, que moram na mesma casa e estão todos positivos. Isolei o meu marido o máximo que pude em casa e ele agora, sem sintomas, deu positivo”, comentou, explicando que se surpreendeu com o resultado do exame.
Veja também
carnaval 2023 acordoGalo da Madrugada anuncia, nesta quinta (17), tema do desfile para o Carnaval de 2023
Rede americana Walmart concorda em pagar US$ 3,1 bilhões por casos de opioides
Fonte: Folha PE