Teve início, nesta quarta-feira (20), o 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD). Realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o evento acontece no Teatro Guararapes e Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda, até domingo (24). Estão sendo oferecidos 82 cursos práticos, número recorde da história de congressos de dermatologia, segundo a organização do evento.
O 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica será o primeiro grande evento na área de saúde realizado no país, desde 2020, início da pandemia da Covid-19. Promovido pela SBCD desde 1989, o CBCD é o único evento científico da especialidade no Brasil.
“Depois de dois anos sem realizar o CBCD devido à pandemia da Covid-19, voltamos em 2022 com um Congresso repleto de conteúdo e programação diversificada. O Congresso vai trazer o que há de mais atualizado na área, através de especialistas renomados de todo o Brasil e também nomes internacionais. Debateremos sobre as novas tecnologias, dilemas, desafios e tratamentos promissores”, afirma Emerson Andrade Lima, presidente do 32º CBCD e vice-presidente da SBCD.
Além do convite a dermatologistas do Brasil e do exterior, pessoas de baixa renda serão beneficiadas nesta edição do congresso. Segundo o presidente da CBCD, aproximadamente 250 pacientes vão ser contemplados com tratamentos durante os cinco dias de evento. Número que significa o dobro das últimas edições realizadas pelo País.
“Vamos conseguir atender mais de 250 pacientes carentes, que não teriam acesso a estes procedimentos. Eles foram escolhidos através dos médicos dermartologistas que coordenam os cursos aqui no Recife. Vai de implante capilar até cirurgia de orelha, de unha… Escolhemos realmente uma população que não teria condições de fazer isso no setor privado”, salientou Dr. Emerson.
Apesar do curso ter iniciado nesta terça, as inscrições seguem abertas para médicos e estudantes da área. A expectativa é que cerca de três mil pessoas participem do evento, sendo dois mil congressistas e um mil profissionais da área farmacêutica.
Entre os cursos práticos oferecidos estão a Correção de Fenda de Lóbulo de Orelha; Tecnologias na Correção de Cicatrizes de Acne; Tumores Cutâneos: condução com retalhos e enxertos; Correção de Orelha de Abano; Lipoaspiração de Pequenos Volumes; entre outros.
Ações sociais
Para esse ano, a comissão do congresso criou o projeto Mala do Bem, com o slogan “Roupa boa, a gente doa”, estimulando os inscritos a doarem roupas e acessórios que não usam mais. As peças recebidas durante os dias do evento vão ser vendidas no Brechó do Bem, no Shopping Recife. O montante arrecado será destinado para ações sociais que beneficiam a população em situação de rua, gestantes e crianças carentes do Recife.
Outras ações sociais que fazem parte da 32ª edição do CBCD são o espaço Além dos Olhos, ambiente onde profissionais com deficiência visual vão oferecer massagens aos congressistas, e a exposição fotográfica “Enquanto Houver Sol”, compartilhando imagens das pessoas e suas histórias, que inspiraram o livro com mesmo nome da exibição.
Veja também
Minas Gerais Guerra na Ucrânia Ouro Preto (MG) suspende aulas de creches após surto da síndrome mão-pé-boca
Mariupol prestes a ser tomada pelos russos; Ucrânia resiste com crescente apoio ocidental