Centro e oitenta e um filhotes de tartaruga da espécie tartaruga-de-pente nasceram na praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, na tarde desta quinta-feira (14).
O minho estava sendo monitorado, desde o momento de sua desova, pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), que faz parte da Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal do munnicipio.
A orla de Jaboatão já é conhecida como o berçário das tartarugas em Pernambuco, e chega a ter 35 ninhos de tartarugas-marinhas na temporada de desova.
Segundo o chefe de núcleo do Moamas, Adriano Artoni, mais de 1700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, desde o início do ano. O especialista também ressaltou que cada tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho, e o nascimento dos filhotes pode ocorrer em 60 dias.
“Nossa orla é um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas-marinhas. A cada ano, milhares de filhotes rompem a casca e atravessam a faixa de areia, em direção ao mar. É um espetáculo da natureza que é rotineiramente acompanhado por nossos técnicos e que pode ser assistido por turistas e pelo povo jaboatonense“ – acrescentou o prefeito Mano Medeiros.
No mês anterior, a Prefeitura do Jaboatão apresentou o projeto Espaço Tartaruga, que será desenvolvido na praia de Piedade, em parceria com a empresa Orizon Valorização de Resíduos e com apoio do Tamar/ICMBio. O local oferecerá acesso gratuito a exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.
A prefeitura lembra ainda que é crime ambiental matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas, sujeito a multas no valor de R$ 5 mil por cada ovo da espécie.
Veja também
Família Real Internacional Harry e Meghan visitam a rainha Elizabeth a caminho da Holanda
Rússia tem 3 semanas para pagar dívidas em dólares e evitar default
Você precisa fazer login para comentar.