A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) realizou, nesta quinta-feira (26), mais uma edição do projeto “Desperdício Zero”. Essa ação é estratégica contra o desperdício de alimentos, onde encaminha frutas, verduras e legumes para instituições de caridade, famílias de baixa renda e elabora palestras que reúnem mulheres, capacitando-as a produzirem refeições mais saudáveis.
Todo mês também é realizada uma nova roda de conversa, com diferentes temáticas onde as mulheres podem tirar dúvidas e aprendem a fazer pratos de comida mais saudáveis. “Esse mês que, desde 2014, no Brasil, dedicamos a atenção para melhorar a saúde mental na vida das pessoas, tratamos de falar para as mulheres sobre alimentos que nos ajudam a reduzir a ansiedade e depressão”, explicou o presidente da CEACA, Gilvan Calado.
“As 21 participantes do Desperdício Zero puderam aprender a fazer suco verde, que é uma combinação de folhas, frutas, raízes e legumes extremamente importante para a saúde e repleta de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Além de aprenderem quais alimentos são bons para combater a ansiedade e depressão”, comentou a nutricionista da CEACA, Nayara Araújo.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, pessoas que se alimentam de frutas, verduras, castanhas, peixes, mariscos e se hidratam bem têm índice de redução em 35% de ter depressão. “O excesso de açúcar pode simular estado de ansiedade e pânico nos indivíduos. Os alimentos processados também contribuem com distúrbios da saúde mental”, completou Nayara.
Dentre os melhores alimentos para combater a ansiedade destacam-se: ovo , beterraba, cúrcuma, abacate, chocolate amargo acima de 70%, azeite, melancia.
Desperdício Zero
Essa ação é contínua. Além da entrega das cestas com frutas e verduras, que são doadas pelos próprios comerciantes da Ceaca para famílias de baixa renda e instituições de caridade, o projeto tem como foco ensinar essas famílias a consumirem o alimento na sua totalidade, promovendo uma economia significativa no orçamento doméstico, reaproveitando os alimentos, além de estimular o consumo consciente para evitar o desperdício de comida.
Foto: Nayara Araújo
Fonte: Prefeitura de Caruaru