Antecedendo a leitura da lista final contendo os 26 nomes que defenderão o Brasil no Catar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exibiu uma peça publicitária exaltando o amor à camisa da seleção – uma campanha visando separar o uniforme do cenário político nacional.
O material, que pode ter passado batido em meio às expectativas da convocação, conta com imagens de brasileiros vestindo a camisa verde-amarela ao som de um rap com trechos da música “Tão Bem”, de Lulu Santos.
Através da campanha batizada “Energia”, a CBF busca dar o primeiro passo para desvincular a camisa e o cenário político do país, e despertar novamente a paixão do torcedor pelo Brasil e a união em prol da busca pelo hexa, associando o refrão “Ela me faz tão bem” ao manto verde-amarelo.
Nos últimos anos, a tradicional camisa da seleção brasileira se tornou símbolo dos grupos políticos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Para os demais torcedores que não o apoiam, o uso partidário do padrão gerou um afastamento da camisa e da equipe.
O objetivo da CBF era iniciar a campanha o quanto antes, mas entenderam que a espera pelo fim do processo eleitoral era essencial para resgatar o uniforme como um símbolo da seleção brasileira de futebol. A entidade buscou se distanciar de manifestações políticas, preservando sua imagem e da equipe.
O desafio de proteger o time de antipatias devido a política acabou sendo ainda maior após o posicionamento de Neymar em apoio a Bolsonaro, prometendo até mesmo comemorar um gol com uma homenagem ao presidente.
O material começou a ser veiculado no último domingo (6) na programação da Globo, e será veiculado nas emissoras de TV abertas e fechadas.
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Fonte: Folha PE
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