‘Todas as vacinas de rotina se encontram com baixa procura e abaixo da meta preconizada’, contou Tatiane Lino, coordenadora do PNI.
Vacina contra a gripe é aplicada, em Caruaru — Foto: Elvis Edson/Divulgação
Desde o Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no último dia 30 de abril, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, iniciou a segunda etapa para aplicação do imunizante. Na ocasião, foram aplicadas 6.257 doses da vacina contra a influenza. Até o momento, o município atingiu 26% do público-alvo.
“Apesar do saldo positivo do Dia D e da antecipação da vacinação da segunda etapa da vacina, o número ainda é muito baixo, uma vez que a recomendação do Ministério da Saúde é de vacinar 90% do grupo prioritário”, conforme informou a Secretaria de Saúde.
“Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas negligenciaram a proteção contra doenças imunoprevisíveis, como a gripe e o sarampo. Todas as vacinas de rotina se encontram com baixa procura e abaixo da meta preconizada”, contou Tatiane Lino, coordenadora do PNI.
Tatiane falou ainda sobre a importância da vacinação para proteção das pessoas que correm maior risco de óbito pela influenza: “os idosos representam o grupo de maior risco para formas graves e óbitos. É importante se vacinar anualmente porque, a cada ano, nós temos uma nova vacina com as variantes mais prevalentes em circulação, como ocorreu recentemente com a H3N2”, explicou a coordenadora.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caruaru tanto na zona urbana, quanto na zona rural. O horário de funcionamento das unidades da zona urbana é das 8h às 16h. Já na zona rural, das 8h às 15h.
Vídeos de Caruaru e Região
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!