Artistas como Thiaguinho, Mumuzinho, Dilsinho e Mart’nália garantiram a folia do Recife, no Marco Zero. O Centro de Operações do Recife (COP) seguiu com monitoramento para garantir a dinâmica e segurança da cidade durante o Carnaval. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Neste domingo (11), o Carnaval do Recife 2024 continuou a animar a cidade com todo o seu esplendor e foi repleto de muito samba e pagode. Durante o dia, o prefeito João Campos vistoriou o Centro de Operações do Recife (COP), contemplou o concurso de agremiações, na Avenida Dantas Barreto, e em seguida conferiu a folia nos polos descentralizados de Jardim São Paulo e Brasília Teimosa, terminando a noite no maior palco do Recife, o Marco Zero. Neste último, a animação foi garantida com shows de Recife Matriz da Cultura Popular, com clubes e escolas de samba; Karynna Spinelli; Mart’nália; Mumuzinho, Dilsinho e Thiaguinho.
Localizado no Marco Zero, o COP está funcionando presencialmente para coordenar e monitorar os serviços municipais relativos à folia. No local, acontece a articulação das ações de diversas secretarias e órgãos municipais que atuam na festa, usando ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras.
“Os principais acessos ao Centro do Recife, as pontes em volta, o Cais do Apolo, os Polos Descentralizados e o próprio Marco Zero, tudo isso é monitorado pelo COP. Temos uma equipe monitorando os serviços e ações da prefeitura durante 24h para que possamos fazer um trabalho integrado. São mais de 8 mil trabalhadores da prefeitura trabalhando para que a nossa cidade possa cair na folia do melhor carnaval”, explicou o prefeito.
Também neste domingo, aconteceu o Concurso de Agremiações, na Avenida Dantas Barreto, com os Grupos Especiais: Troças Carnavalescas Mistas, Blocos Carnavalescos Mistos, Clubes Carnavalescos Mistos e Maracatus de Baque Virado. A Agremiação Girassol da Boa Vista, um dos competidores, prestou uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, inclusive com uma ala dedicada ao projeto Mãe Coruja. A iniciativa nasceu como uma importante estratégia de atenção a fim de reduzir a mortalidade materna e infantil, tendo como valores o direito à vida, atenção à saúde qualificada e humanizada.
No Polo Jardim São Paulo, Nena Queiroga, Art Popular e Afoxé Filhos da Dandalunda comandaram a grande festa. Pericles Pereira, 45, mora no bairro e levou toda a família para curtir o momento. “Venho todo ano com minha família e achei a estrutura e as atrações excelentes. Também estou me sentindo bem seguro, achei ótimo”, afirmou ele. O segundo Polo Descentralizado visitado pelo prefeito João Campos foi o de Brasília Teimosa, recheado de foliões no melhor clima da Festa do Momo ao som de Almir Rouche, Samba Soul Delas, Michelle Melo, Toni Garrido e Sedutora Retrô.