Capital de Cuba, Havana é uma cidade que impressiona logo quando se chega. Mesmo que você fique hospedado em um hotel cinco estrelas no centro, área nobre da cidade, terá que passar pelo bairro Havana Vieja, onde está a Cuba real, de contrastes, de luta, com a cara do povo. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
A pobreza é bem visível, gente zanzando na rua sem emprego, outros com tabuleiro na porta de casa vendendo biscoitos, pasta de dente e o que de mais dispor; tem pessoas também carregando baldes com água pois o saneamento na ilha é super precário e por aí vai. Fazendo o contraste, no bairro central é onde estão os prédios históricos restaurados, hotéis de luxo, praças bem cuidadas, gringos pra todo lado, no melhor estilo europeu. Pelas ruas, é comum ver artistas se apresentando nas calçadas, claro que esperando sua contribuição no “famoso” chapéu. Se quiser entrar numa farra mesmo, o endereço certo é o bar La Bodeguita del Medio, que tem gente cantando e dançando dia e noite, animação na certa!
Pra quem gosta de vivenciar mais de perto a realidade local, vale a pena se hospedar numa casa de família. Sim, eles costumam alugar quartos, sendo uma opção bem barata. São normalmente sobrados antigos, com acesso por uma enorme escadaria (quanto menos mala tiver, melhor!) e quartos simples mas limpos, com café da manhã incluso e até um bar no rooftop da casa onde podia-se tomar um drink ou mesmo fazer as outras refeições, por um preço bem justo.
A cidade de um modo geral é segura, mas não dê bobeira de caminhar pelas ruas à noite com câmera, pois a iluminação pública é ruim e os moradores abordam você todo instante puxando bom papo mas com interesse em vender algo (cigarro, maconha, charuto, programas com mulheres, etc).
O turismo em Cuba pode ser explorado praticamente todo a pé, sobretudo no bairro central, onde a maioria das ruas é bem frequentada, sendo em sua maioria tudo limpo e organizado. Como já disse, essa é a parte luxuosa da cidade, os prédios são suntuosos e exibem muita riqueza. Acredito que o melhor jeito de conhecer Cuba é mesmo batendo perna, entre em ruas e becos sem medo. Caminhando, deixe que cada esquina te surpreenda. Alguns passeios pelo Nordeste já foram retomados e temos uma reportagem sobre isso, é só clicar AQUI! Ah, colocando nome do nosso site (ROTA1976) no código promocional você ganha 10% de desconto em qualquer um deles! Acessa no link acima!
Em Cuba, a gastronomia está muito voltada para pratos à base de frutos do mar. E não costumam ser caros, o preço é bem justo e os pratos bem servidos. Provei vários tipos de peixes e também comi camarão ao alho e óleo e ao molho quatro queijos. De modo geral a comida cubana é uma fusão das culinárias espanhola, africana e caribenha. Se você quiser algo bem típico, prove o congri, que é uma mistura de arroz com feijão cozidos, tudo junto. O roupa vieja é outro prato bastante comum cuja base é a carne de porco. Além disso, em Cuba se comem muitos tubérculos (como yuca, malanga e batata, dentre outros) em geral. Para saber mais sobre este destino é só clicar AQUI!
Veja também
Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes
Você precisa fazer login para comentar.