Pessoas físicas podem doar até 6% e empresas privadas 1% de suas deduções, sem custos adicionais para os doadores
Publicado por: Redação da Secom, em: 07/04/22 às 12:24
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda – COMDACO está com uma campanha de sensibilização voltada para empresas e pessoas físicas, que realizam pagamento de Imposto de Renda (IR) para doar parte da sua dedução ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA).
Neste ano, o prazo para declaração anual do IR termina dia 31 de maio, e ainda dá tempo dos interessados em ajudar as crianças e adolescentes do município de Olinda. As pessoas físicas podem doar até 6% e empresas privadas 1% de suas deduções, sem custos adicionais para os doadores.
Para que isso seja possível, é necessário no momento do preenchimento, optar pelo Modelo Completo de Declaração. E lá o próprio site da Receita Federal calcula o valor de acordo com o que pode ser doado.
Se você tem restituição a receber, o valor destinado será somado à restituição. Já se tiver imposto a pagar, o valor destinado será deduzido do que será pago.
Veja o passo a passo, no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.
É importante destacar, que o fundo é descentralizado de orçamento público que financia projetos de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. As ações são monitoradas e geridas pelos Conselho e as doações ajudam os projetos desenvolvidos no município.