PUBLICIDADE
Na tarde de hoje (20), o Poder Legislativo de Caruaru aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 9524/2023, que dispõe sobre o adicional de insalubridade dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A categoria conquistou direito ao adicional e à aposentadoria especial a partir da Emenda Constitucional nº 120, promulgada em 2022.
Na tribuna, os parlamentares cumprimentaram os profissionais, que estavam presentes nas galerias, felicitando-os pela conquista do direito. O vereador Filipe José (PTB) falou sobre as condições de trabalho e luta da categoria, da qual faz parte: “a luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional precisa e vai sempre continuar”, comentou.
Durante a votação do projeto, os vereadores e vereadoras ressaltaram a importância dos agentes de saúde e de endemias para o cotidiano da população e para a base do Sistema Único de Saúde. Anderson Correia (PP) incentivou a categoria a continuar unida pela conquista de mais direitos. Nelson Diniz (Cidadania) citou o trabalho dos profissionais durante a pandemia. Aline Nascimento (Cidadania) falou sobre a necessidade de um novo concurso público e o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), citou a importância do diálogo entre os trabalhadores e o poder público.
Na sessão, os parlamentares também se solidarizaram com a vereadora Mery da Saúde (PSD). A vereadora teve a chapa de seu partido, PSD, cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, mas recorreu da decisão. Ela discursou sobre o caso na tribuna: “O processo é originário a partir de uma ação impetrada por dois ex-vereadores que foram derrotados nas urnas […] meu partido não teve nenhuma candidata com zero votos, todas participaram de atos de campanha”, declarou. Ela agradeceu pelo apoio recebido.
Os vereadores Val Lima (União Brasil), Galego de Lajes e Carlinhos da Ceaca (MDB) também se disseram vítimas da mesma perseguição. Galego citou o processo do mesmo tipo que foi vencido pelo seu partido. Perpétua Dantas e Aline Nascimento felicitaram a vereadora e lembraram a importância da representação feminina na Câmara. Os demais parlamentares destacaram o trabalho social e legislativo de Mery.
Além do PL nº 9523/2023, também foram aprovados outros nove projetos de lei; entre eles, o PL nº 9493/2023, que cria o Dia do Bumba Meu Boi. O autor da propositura, Jorge Quintino (SD), destacou a importância da manifestação cultural na região.
Foto: Vladimir Barreto
Fonte: Prefeitura de Caruaru
Você precisa fazer login para comentar.