camara-aprova-reajuste-para-ministros-do-stf-e-servidores-da-dpu-e-tcu

Câmara aprova reajuste para ministros do STF e servidores da DPU e TCU

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira aumento de 18% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O projeto de lei segue agora para o Senado Federal.

Com a proposta, os salários vão subir dos atuais R$ 39 mil para R$ 46,3 mil em fevereiro de 2025. O reajuste vai ser implementado em três parcelas, uma no ano que vem, uma em 2024 e uma em 2025.

De acordo com a Corte, a última recomposição foi em 2018. Desde então, a inflação chegou a chegou a 24%, assim o aumento cobre parte dessas perdas.

O impacto em 2023, segundo cálculo do próprio STF, vai ser de 910 mil reais em relação aos onze ministros da Corte e de 255 milhões em relação aos demais membros do Poder Judiciário da União.

Parlamentares contrários ao aumento criticaram a atuação dos ministros do STF. Também destacaram o efeito cascata da lei, já que a remuneração dos ministros serve de referência para vários outros cargos públicos.

Os deputados também aprovaram aumento para carreiras da Defensoria Pública da União e do Tribunal de Contas da União.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …