A primeira ativação do anfiteatro conta com apresentações de danças urbanas e o apoio da Prefeitura do Recife. (Foto: Isabela Lima/Divulgação)
Neste domingo (2), o recém-inaugurado Cais da Vila Vintém ganhará vida com o encerramento da quarta edição da residência artística “Práticas Desviantes”, realizada pelos artistas Rafael FX e Lia Letícia. Das 8h às 13h, o anfiteatro será palco para a Competição Pernambucana de Danças Urbanas e do Circuito Breaking Itinerante (CBI). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e tem como principal propósito estimular o uso social e cultural do mais novo espaço público ao ar livre na cidade.
Este ano, o tema da residência artística foi “Alavanca”, buscando impulsionar a cultura e promover discussões sobre a decolonialidade e o acesso plural à arte na comunidade da Vila Vintém. Durante a residência, os artistas Rafael FX e Lia Letícia ministraram oficinas abertas à população interessada. Com curadoria da artista visual pernambucana Ariana Nuala, o projeto, iniciado em 2018, contou com o apoio do Museu Murillo La Greca e buscou articular as relações entre arte, população e espaço urbano.
“Promover a ativação de espaços públicos que fomentem a cultura é essencial. O movimento hip hop no Recife desempenha um papel fundamental na transformação social a partir das periferias. Iniciativas como essa de Rafael FX e Lia Letícia, não apenas promovem a inclusão social, mas também fortalecem o empoderamento e o diálogo intercultural. A Prefeitura do Recife reconhece e valoriza as diversas formas de expressão artística, buscando fortalecer o tecido social e cultural da cidade”, destaca a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.
O Cais da Vila Vintém fica localizado entre os bairros da Jaqueira e Casa Forte, em área próxima ao Museu Murillo la Greca e abaixo da Ponte do Vintém. O espaço conta com mobiliários novos, áreas de contemplação e convivência, arquibancada em três níveis com estrutura de anfiteatro para usos diversos e um píer que avança sobre o rio e torna o local um novo ponto para passeios de barco.
CBI – O Campeonato Pernambucano de Breaking é realizado pelo Grupo Hip Hop Olinda (H2O) fundado pelos produtores Liuterry e Rafael FX. Contando com mais de 10 etapas no ano de 2022, o CBI se destaca pela sua política de continuidade. Em 2023 já comporta competidores dos Estados de Alagoas, Paraíba, Natal, Brasília e até mesmo da Argentina, com o objetivo de fortalecer e contribuir com a expansão e fortalecimento da cultura Hip Hop em Pernambuco, sobretudo na linguagem das danças urbanas.