Na noite da terça-feira (03), o Blog do Andros acompanhou o resgate do animal que perambulava nas imediações da Rua da Palma, via do Loteamento Duas Unas, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. Bastante debilitado, sem forças para ficar de pé, Valente, como foi carinhosamente apelidado pelos moradores, foi levado para um consultório veterinário, mas não resistiu aos ferimentos, entre eles um corte profundo no pescoço com larvas e exalando forte odor.
Os valores do atendimento foram custeados pelo cantor e compositor evangélico Armando Filho. Armando, que também é pastor, se prontificou em ajudar logo quando tomou conhecimento da situação caótica do animal que vivia na rua, mostrado aqui no Blog do Andros pela primeira vez na segunda-feira (02).
As irmãs Jéssica e Joice Gomes, as primeiras a buscar ajuda para Valente, agradeceram os esforços do artista gospel. “Ficamos impressionadas com a dedicação de Armando. Ele ligava para a gente a todo momento para saber informações, do começo ao fim do resgate do animal”, contaram as jovens.
Em entrevista ao Blog, na manhã desta quarta-feira (04), Armando Filho contou o que o levou a se envolver no caso. “Eu abracei essa causa de defender os animais de rua há quatro anos. Este, em especial, chamou minha atenção quando vi em seu Blog, porque o caso dele foi o mais grave que já vi. Alguém pode dizer: ‘Armando está preocupado com os animais de rua, há tantos pobres’, me preocupo com os pobres, mas os pobres sabem onde está a sua dor; o cachorro não. Lamento muito que o animal tenha chegado a esse ponto deplorável”, contou.
“Armando enxerga a ausência do poder público nesse aspecto e fez um alerta para chamar ainda mais a atenção da administração pública e de seus representantes. ‘Não só Jaboatão, mas o poder público em geral, incluindo o governo do estado e outras cidades, precisa cuidar mais dos animais de rua. Deve prestar mais atenção a essas questões, auxiliar a comunidade com essas demandas, olhar para os animais que estão sofrendo nas vias, passando fome e doentes. Eu mesmo carrego sacos de ração para os animais no meu carro, sempre faço a minha parte, e as autoridades públicas também precisam fazer a deles. Se eu já era envolvido na causa, a partir de agora, depois deste caso, vou abraçá-la ainda mais’, disparou.
O cantor também parabenizou a “atitude nobre” da comunidade e disse ter ficado bastante abalado com o ocorrido: “Isso mexeu muito comigo, você nem imagina como estou aqui, eu precisei tomar uma coisa”, explicou. Bastante emocionado, com a voz embargada, Armando disse que o final não foi o que ele gostaria.
A assessoria de imprensa do deputado estadual Romero Albuquerque também entrou em contato com o Blog na tentativa de conseguir informações das jovens responsáveis pela primeira publicação em nosso veículo. Passamos o número conforme solicitado, mas a equipe do parlamentar não entrou em contato com as moradoras.
Devido à celeridade com que tudo aconteceu, o Blog do Andros não entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura. Ao cantor, em nome da comunidade, deixamos mais uma vez os sinceros parabéns diante da ação louvável.
04/10/2023 às 11:00 – Por Andros Silva