brk/compesa-responde-as-criticas-do-vereador-neco-filho

BRK/Compesa responde às críticas do vereador Neco Filho

A BRK/Compesa respondeu às críticas do vereador Manoel Pereira da Costa Junior, conhecido como Neco Filho, exibidos aqui no Blog no dia 26 deste mês.

O parlamentar acusou a empresa de danificar duas ruas recentemente pavimentadas pela prefeitura e denunciou que funcionários da BRK foram flagrados despejando entulhos das obras no Canal da Rua da Gaia. Ele ainda chamou a atenção da atual gestão do município, representada pelo prefeito Mano Medeiros, argumentando que sua administração precisava realizar uma fiscalização mais rigorosa. Veja abaixo a nota da BRK/Compesa na íntegra. A resposta vem com riqueza de detalhes.

Resposta

“Com relação  à citação da BRK/Compesa em ‘voto de repúdio, apresentado na Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, pelo vereador Manoel Pereira da Costa Junior’.

A Compesa informa que as ruas citadas, Pio XII e Calumbi, no bairro de Cajueiro Seco, receberam intervenções para o assentamento de rede coletora de esgoto na segunda etapa da obra de ampliação do sistema de esgoto na cidade de Jaboatão dos Guararapes. O sistema vai beneficiar 200 mil moradores nos bairros de Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Piedade e Prazeres.

Na Rua Pio XII, as intervenções foram concluídas em maio do ano passado. No dia 11/07/2023, foram iniciadas ações de recuperação de pavimento na via, após a sinalização da Prefeitura, e no dia 15/07/2023 esses serviços foram finalizados, inclusive no próprio vídeo que circula na rede social o vereador confirma que os serviços foram realizados após visita com prefeito no local.

No caso da Rua Calumbi, os serviços de implantação de rede coletora de esgoto foram iniciados em  18/01/2024, na Alameda dos Tamarindeiros e Rua do Canal. Em fevereiro, a obra foi paralisada devido à grande profundidade das escavações e a necessidade de alteração da metodologia utilizada no serviço. Em 25/04, as obras foram retomadas com a utilização do método não destrutivo, que é aquele em que não há necessidade de abertura de valas a céu aberto, causando menos transtorno. A previsão é que as intervenções no local sejam finalizadas até 15/05, incluindo a recomposição da via.

Sobre a informação de “lançamento de entulhos das obras no canal da Rua da Gaia”, a Compesa prontamente respondeu a denúncia recebida no início do mês dezembro de 2023. O fato tratou-se de uma implantação de tubulação de rede coletora atravessando o canal da rua Santo Elias, em Cajueiro. Houve dificuldade na execução do serviço por conta do remanso (retorno da água do canal para a vala onde os trabalhadores estavam atuando). Diante desse contexto, as equipes de campo optaram, de forma pontual e temporária, por colocar o material de escavação no canal para servir de bloqueio, impedindo o retorno da água e permitindo a realização do trabalho. Após a conclusão do serviço, ainda na madrugada do dia 06/12, a equipe realizou a retirada total do material, ficando o canal com seu fluxo normalizado. A obra já foi concluída.”

30/04/2024 às 10:26 – Por Andros Silva

About Redação

Veja também

deputado-alberto-feitosa-critica-governadora-raquel-lyra-por-falhas-na-seguranca-publica:-“nao-olha-para-essa-questao”

Deputado Alberto Feitosa critica governadora Raquel Lyra por falhas na segurança pública: “Não olha para essa questão”

Fotos: Divulgação e Sérgio Lima/Poder 360 Quem desceu o sarrafo na governadora Raquel Lyra, estes …