Período de férias, criançada em casa, é hora de dar mais atenção aos filhos e fazer deste mês, um pacote de memórias afetivas. Com tempo mais livre, os pais devem buscar ter mais interação e incluir atividades diárias para a família.
As crianças que brincam com sua família desenvolvem desde cedo a capacidade de se colocar no lugar do outro, lidam melhor com suas emoções e guardam lembranças saudáveis e prazerosas junto aos seus entes queridos, o que estimula e ajuda a desenvolver diversas habilidades intelectuais também. A essência da infância está nos momentos que a criança tem para a exploração: o faz de conta, a brincadeira e o jogo. Por isso, esse momento é fundamental para o desenvolvimento e tão importante quanto dormir e se alimentar.
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Nos momentos lúdicos, é possível aprender mais sobre as crianças do que se imagina: o que elas sabem, como estão se sentindo, como reagem diante de um desafio. Esses são aspectos, na maioria das vezes, não verbalizados por elas.
“Devemos brincar com a criança desde o seu nascimento. Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor, favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação. A brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações”, explicou a Psicóloga, Psicopedagoga e Analista do Comportamento, Karla Carolina.
Karla Carolina – Psicóloga, Psicopedagoga e Analista do Comportamento (81) 9.98454-7195
Fonte: Prefeitura de Caruaru