Com um placar construído no primeiro tempo, o Brasil derrotou Gana por 3×0, nesta sexta (23), na França, no penúltimo amistoso da Seleção antes da Copa do Mundo do Catar. Marquinhos e Richarlison (2) marcaram os gols. O próximo compromisso da equipe antes do Mundial será terça (27), contra a Tunísia, também no país europeu.
Com a formação mais ofensiva de todo o ciclo de preparação para a Copa, o Brasil mostrou na prática o que se pode esperar de um time com Paquetá, Neymar, Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison: muita movimentação, velocidade e qualidade técnica. Cada um teve pelo menos uma boa finalização no primeiro tempo para marcar – Raphinha até de bicicleta tentou. O gol que abriu a vitória brasileira, porém, foi de um zagueiro. Aos 8, Marquinhos subiu livre e, de cabeça, fez 1×0.
Sem a bola nos pés (raros momentos), Casemiro, único marcador de ofício à frente da linha defensiva, tinha o apoio de Paquetá, atleta que mais povoou o campo, caindo pelos lados e pelo meio. Na frente, Neymar ia assumindo o posto de garçom. Foi dele o ótimo passe para Richarlison, de primeira, chutar no canto de Wollacott e balançar as redes. Antes da ida ao intervalo, o “pombo” marcou mais um, de cabeça, também com assistência do camisa 10.
Com a vitória construída, Tite aproveitou o amistoso para colocar em campo atletas que ainda lutam por espaço no Mundial. Caso do zagueiro Bremer, acionado na vaga de Thiago Silva, e Matheus Cunha, no lugar de Richarlison. Já praticamente garantidos na lista dos 26 convocados, também ganharam minutos em campo o volante Fabinho e o atacante Antony, substituindo Casemiro e Vinícius Júnior, respectivamente.
O ritmo do segundo tempo caiu. Gana, com exceção de uma cabeçada no travessão – único lance de perigo dos africanos -, passou a maior parte do tempo distribuindo faltas sem bola em Neymar. Só o camisa 20 Kudus acertou o atacante quatro vezes.
Com as entradas de Rodrygo e Everton Ribeiro na reta final, o Brasil esboçou uma maior intensidade nos minutos finais para tentar o quarto gol. Matheus Cunha, após rebote, chegou perto, mas a zaga de Gana salvou.
Ficha técnica
Brasil 3
Alisson; Éder Militão, Thiago Silva (Bremer), Marquinhos e Alex Telles; Casemiro (Fabinho), Lucas Paquetá (Everton Ribeiro) e Neymar; Vinícius Júnior (Antony), Raphinha (Rodrygo) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Tite
Gana 0
Jojo Wollacott; Denis Odoi (Owusu), Daniel Amartey, Alexander Djiku e Rahman; Iddrisu (Lamptey), A.Ayew (Semenyo) e Mohammed Kudus (Kyereh); Sulemana (Iñaki Williams). J.Ayew e Felix Afena-Gyan (Salisu). Técnico: Otto Addo
Local: Estádio Océane (Le Havre/FRA)
Horário: 15h30
Árbitro: Mikäel Lesage (FRA).
Gols: Marquinhos (aos 8 do 1ºT), Richarlison (aos 27 e 39 do 1ºT)
Cartões amarelos: Casemiro, Neymar, Matheus Cunha (B); A.Ayew, Odoi, Baba (G)
Veja também
Tênis Santa CruzReserva do Paiva recebe competição de tênis neste final de semana
“Era a única medida que nos restava”, diz ALN sobre recuperação judicial do Santa Cruz
Fonte: Folha PE