TURIM (ITÁLIA) – A série de lesões que tem cortado estrelas de outras seleções da Copa do Mundo respinga direta e indiretamente na preparação da Seleção Brasileira. Nos três dias de treino até agora, apesar da intensidade das atividades estarem longe do alto nível, já foram várias as situações em que os atletas protagonizaram contatos mais fortes. Algumas geraram um suspiro demorado e olhares de atenção da comissão técnica, imprensa e até mesmo familiares e amigos que têm permissão de acompanhar os treinamentos.
No treino desta quarta-feira (16), duas situações puxaram para si as atenções de quem estava presente no CT da Juventus, em Turim, na Itália. Primeiro, o lateral-esquerdo Alex Telles deixou o campo com dores na perna esquerda após uma dividida com o atacante Neymar. Porém, o jogador do Sevilla/ESP precisou de poucos segundos para voltar às atividades normalmente e permanecer até o fim.
Logo depois, foi a vez do meio-campista Bruno Guimarães que, em uma jogada com o volante Fabinho, sofreu um pisão no pé direito, levou a pior e deixou as quatro linhas. Neste momento, sim, a preocupação foi um pouco maior. Guimarães ficou caído, recebendo assistência da comissão técnica e começou a tentar voltar. Foi possível perceber, inclusive, a chuteira rasgada do atleta. Mas, após alguns minutos, ele retornou ao trabalho com bola no campo normalmente e não mais se queixou de dores.
“Entre nós jogadores, a gente sempre conversa porque é Copa do Mundo. Não dá para normalizar isso. Sempre existe esse receio. Já viu, quando você vai jogar bola, se você tiver com o pé doendo, a bola vai bater onde se você tiver com medo? Na ponta do seu pé! Então, não tem conversa, tem que treinar ao máximo, se doar ao máximo, sem tentar pensar nesse tipo de situação e, depois, pedir para papai do céu proteger. Não tem jeito”, brincou o lateral-direito Danilo.
O sinal de alerta começa a ser ligado mesmo em relação ao zagueiro Marquinhos. No treino de hoje, o defensor até participou das atividades com bola no campo – a primeira com os 26 jogadores em Turim. Mas, na segunda metade do treino, saiu e ficou trabalhando em separado com exercícios focados na parte muscular. Marquinhos já havia chegado atrasado na apresentação do grupo na última segunda-feira (14), treinou apenas na academia e, no treinamento da terça-feira (15), deu apenas voltas ao redor do gramado.
Esse trabalho diferenciado com alguns atletas é normal, uma vez que a comissão técnica da seleção brasileira faz uma carga de treinamento adequada para cada jogador, como frisou Danilo: “É muito importante ressaltar a forma como a gente é cuidado aqui na Seleção Brasileira, porque, apesar de ser um grupo, a gente é cuidado cada um de acordo com a necessidade de momento. É muito legal isso”.
Enquanto isso, a intensidade dos treinos está aumentando. Após dois dias de uma carga leve nas atividades, o técnico Tite promoveu um trabalho mais pegado. No entanto, sem dar pistas de como deve montar a equipe titular para a estreia no mundial contra a Sérvia, no próximo dia 24.
O treinador dividiu o elenco de forma bem misturada em dois grupos, um com 11 e outro com 12 jogadores de linha. De um lado: Dani Alves, Marquinhos, Bremer, Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães, Éverton Ribeiro e Neymar; Rodrygo, Raphinha, Richarlison e Gabriel Martinelli. No outro: Danilo, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Telles; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Pedro, Gabriel Jesus e Vini Jr.
A preparação segue em Turim nesta quinta-feira. O treinamento inicialmente previsto para as 15h passou para as 15h30 (11h30, horário de Brasília) e a assessoria de comunicação da CBF já informou que, em determinado momento, não será permitido gravar ou capturar imagens da movimentação, o que dá a entender que, provavelmente, Tite começará a esboçar um time titular.
Veja também
Copa do Mundo Copa do MundoArgentina goleia Emirados Árabes em último amistoso antes da Copa
Com gastriste, Cristiano Ronaldo está fora do último amistoso de Portugal antes da Copa
Fonte: Folha PE