Foto: PF/Divulgação
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entregou para a Polícia Federal, nesta 6ª feira (24.mar), as armas que o ex-presidente recebeu de presente durante uma viagem aos Emirados Árabes Unidos, em 2019.
O fuzil, da marca Caracal, modelo CAR 816, calibre 5,56 e uma pistola da mesma marca, modelo 1911, calibre 9x19mm, foram devolvidos por determinação do Tribunal de Contas da União. Agora, elas serão periciadas, acauteladas e permanecerão à disposição do TCU.
Também nesta 6ª, mais cedo, os advogados de defesa do ex-presidente devolveram um dos pacotes de joias recebidos pela comitiva presidencial durante viagem para a Arábia Saudita. A entrega foi feita em uma agência da Caixa Econômica Federal, na Asa Sul, em Brasília
O pacote de joias continha um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um masbaha (um tipo de rosário), todos da marca Chopard. Elas estão avaliadas em mais de R$ 500 mil.
Na semana passada, os ministros do TCU haviam determinado que Bolsonaro devolvesse os itens que foram incorporados ao seu acervo pessoal de forma irregular. A corte também ordenou que as joias de diamantes apreendidas pela Receita Federal, em outubro de 2021 — e avaliadas em mais de R$ 16 milhões, fossem incorporadas ao acervo da União.