Considerado um alvo prioritário pela Polícia Civil do Ceará, sendo o mais buscado daquele estado, Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, conhecido como “Escobar“, foi preso em um hotel no Recife. O apelido do criminoso faz alusão a Pablo Escobar, narcotraficante colombiano morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993.
“Escobar” integrava a lista dos mais procurados da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará (SSDPS) com uma recompensa de R$ 4 mil ofertada pelo seu paradeiro. Ele foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, na terça-feira (30), e os detalhes de sua prisão foram repassados em coletiva de imprensa, no Recife, na quarta-feira (31).
O traficante tinha ligação com uma das maiores facções criminosas do País, segundo a adjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco, delegada Stephanie Almeida.
“Ele é investigado principalmente na região do Cariri e possui três mandados de prisão, sendo eles por homicídio, tráfico e porte de arma de fogo. No ato da prisão, ele foi flagrado usando documento falso, razão pela qual também foi autuado em flagrante”, detalhou a delegada.
Titular da Delegacia de Roubos e Furtos , o delegado Álvaro Grako explicou que o homem se hospedava em várias pousadas e hotéis no bairro de Boa Viagem, tendo sido achado em um desses locais na terça-feira. “Nós tivemos conhecimento, a partir da Polícia Civil do Estado do Ceará, que conosco vinha trabalhando desde segunda-feira, da sua localização em Boa Viagem”, explicou.
Criminoso foi preso portando documento falso (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco)
“Ele deu entrada [na pousada] usando documento falso e foi localizado em companhia da esposa, nessa pousada próxima à orla. Foi identificado apesar do documento falso e teve ordem de prisão decretada”, completou Álvaro Grako. O homem foi preso portando uma carteira de identidade falsa do estado do Rio Grande do Norte.
Como a polícia não identificou participação da esposa de Escobar nos crimes, ela foi liberada.
Segundo o jornal cearense O Povo, o bandido estava foragido desde o ano de 2018. A SSDPS do Ceará informou que o homem era responsável pela comercialização de drogas e por ordenar homicídios na região sul do estado. Ele fugiu do estado vizinho, de acordo com a pasta, ao perceber que havia se tornado alvo de investigações policiais.
Escobar será transferido de volta para o Ceará, em data ainda não informada.
Veja também
monkeypox Direitos Humanos Pernambuco confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos; Estado tem 42 casos confirmados
China deve prestar contas por ‘genocídio’ uigur após relatório da ONU, diz Blinken
Você precisa fazer login para comentar.