Público que prestigiou a 27ª edição do Festival de Dança do Recife – que segue até o próximo dia 27 – já doou mais de 520 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a três entidades (Foto: Wagner Ramos)
O primeiro lote de alimentos arrecadados com os ingressos solidários da 27ª edição do Festival de Dança do Recife foi entregue nesta quinta-feira (24). A distribuição ocorreu no Banco Municipal de Alimentos, localizado no Compaz Dom Helder, no Coque. Até o momento, já foram reunidos 524 kg de alimentos, com expectativa de recebimento de novos lotes à medida que o festival, que se estende até 27 de outubro, continua.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou a primeira entrega por meio do Banco Municipal de Alimentos — um programa de Segurança Alimentar e Nutricional vinculado à Secretaria Executiva de Assistência Social. Nesta fase, três instituições sociais cadastradas no programa serão contempladas.
“Essa ação em parceria com o Festival de Dança é muito importante porque todas as doações são canalizadas no Banco Municipal de Alimentos. Esses alimentos passam por uma triagem para que a gente possa garantir que são de qualidade. O nosso objetivo é garantir segurança alimentar e os alimentos doados são de qualidade, além de poder pulverizar esses alimentos para instituições que já trabalham no seu dia a dia com a segurança alimentar”, explicou Ana Rita Suassuna, Secretária da SDSDHJPD.
A secretária Ana Rita Suassuna informou que as instituições beneficiadas participaram de um edital e comprovaram que são aptas para receber as doações “Essas instituições atendem pessoas em vulnerabilidade social e risco social e a gente entende que elas complementam a nossa rede”, pontuou a gestora.
Neste primeiro momento, serão distribuídas 10 cestas, totalizando 330kg, sendo 110kg para cada uma das instituições. As beneficiadas neste momento são a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, o Instituto de Assistência Social Dom Campello (IASDOC) e a Pequenos Profetas.
A assistente social Fabrícia Moura de Lima atua na Gestos e representou a instituição na solenidade. “A Gestos atua há 31 anos na defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV e AIDS e essas pessoas estão em tratamento. Por isso, a segurança alimentar é muito importante para que elas possam seguir o acompanhamento com uma boa alimentação”, afirmou.
“A arrecadação de alimentos é um compromisso que nossos festivais assumirão com cada vez mais dedicação. A cultura da solidariedade precisa ser celebrada e estimulada por todo e cada recifense”, afirmou a secretária de Cultura, Milu Megale, que já garantiu a realização de campanha de arrecadação semelhante durante o Festival Recife do Teatro Nacional, em cartaz na cidade no próximo mês de novembro.
BANCO MUNICIPAL DE ALIMENTOS – Ativo desde abril de 2023, o Banco Municipal de Alimentos funciona como uma central de arrecadação e distribuição, atendendo atualmente cerca de 40 instituições sociais selecionadas por meio de edital. Desde o seu lançamento até agora, foram doadas 68,2 toneladas de alimentos.