O prefeito do Jaboatão Mano Medeiros, com a primeira-dama Andrea e os homenageados. Foto: Leandro de Santana / PMJG
O Baile Municipal do Jaboatão, a prévia mais esperada da cidade, vai homenagear Índia Morena e as Tribos Tupinambá de Cavaleiro e Caboclo Candidé.
O Blog, com auxílio da assessoria de imprensa da prefeitura, apresenta um pouco dos homenageados da festividade que acontecerá no dia 04 de fevereiro, no Clube Ferroviário, em Jaboatão Centro, com ingressos custando R$ 40 individual a R$ 250 mesa com quatro cadeiras.
O passaporte para o grande evento, com duração das 20h às 04h, podem ser adquiridos junto à Comissão de Festa da Paróquia de Santo Amaro e também no número 3481.0263. Eles ficarão responsáveis pela venda e direcionamento dos recursos arrecadados para instituições beneficentes. Vamos aos homenageados?
Índia Morena – Catadora de crustáceo quando criança, Margarida Pereira de Alcântara saiu da casa dos pais em julho de 1953 para ingressar na trupe de artistas do Circo Itaquatiara, tendo passado pelo trapézio, escada giratória, ara vertical e se firmado como contorcionista. Hoje tem seu próprio circo e está construindo um museu em Muribeca, onde Mora. Em 2006, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. O nome Índia Morena, como é conhecida, vem da semelhança e parentesco com os povos indígenas, bem como da admiração por uma artista circense que assistiu quando criança e se chamava Linda Morena.
Tribo Tupinambá de Cavaleiro – Fundada em 2003, vem defendendo a cultura dos caboclinhos há 19 anos, tendo como dança indígena o bailado levado às ruas e palcos nos ritmos da dança de guerra, baião e Perré. O grupo acumula várias premiações.
Tribo Caboclo Candidé – Foi fundada em 1983 pelos foliões Amaro Francisco e Nicinha, junto com outros carnavalescos que integravam o Boi do Coração e apresenta bailado de caráter indígena originado das danças executadas pelos Curumins (meninos tupinambás). Também é de Cavaleiro e acumula premiações.
26/01/2023 às 17:45 – Por Andros Silva