Após um grupo de torcedores colocarem um boneco vestido com a camisa de Vinicius Jr simulando um enforcamento, o Atlético de Madrid, La Liga e a Federação Espanhola condenaram a atitude nesta quinta-feira (26).
Confira a íntegra da nota do clube espanhol:
“Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
“A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
“Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.”
La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, também se pronunciou com uma nota.
“Condenamos energicamente os atos de ódio contra Vinicius Junior. A intolerância e a violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, La Liga vai exigir a investigação dos responsáveis, solicitando as sanções penais mais severas”, afirma a nota.
Javier Tebas, presidente da La Liga, fez uma publicação através do seu perfil pessoal indicando que vão investigar quem cometeu esse crime de ódio.
“Uma mensagem para aqueles que se refugiam à noite para cometer crimes de ódio, vamos localizá-los, vamos obter condenações, para que acabem na cadeia, que é onde deveriam estar. Basta já!”, escreveu.
A Federação Espanhola foi mais uma entidade que se posicionou contra os atos da torcida do Atlético de Madrid.
“A Real Federação Espanhola de Futebol lamenta veementemente e condena o ato intolerável cometido antes do duelo da Copa do Rei entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid na quinta-feira. Além disso, quer enviar uma mensagem de apoio a Vinicius, diretamente ameaçado pelos radicais de forma deplorável. Esse tipo de manifestação, carregada de ódio, só incentiva a violência e não tem lugar em nosso esporte. O futebol deve ser vivido com paixão, mas sempre respeitando os jogadores, o adversário e os torcedores. É inaceitável este tipo de vandalismo que em nada ajuda ao bom andamento de uma festa tão bonita como pode ser o dérbi de Madri”, diz o comunicado.
Veja também
Aberto da Austrália NáuticoSabalenka vence Linette e vai enfrentar Rybakina na final do Aberto da Austrália
Com três jogos consecutivos pelo Náutico, Juan Gauto está causando boa impressão na torcida
Fonte: Folha PE