atende-gestante:-prefeitura-do-recife-lanca-ferramenta-digital-para-dar-suporte-obstetrico-a-mulheres-gravidas-e-puerperas

Atende Gestante: Prefeitura do Recife lança ferramenta digital para dar suporte obstétrico a mulheres grávidas e puérperas

A Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para as mulheres grávidas e puérperas da capital pernambucana. A ferramenta tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde dessas recifenses e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. O serviço vai funcionar de domingo a domingo e, para ser atendida, basta entrar em contato com o ConectaZap (81 – 9.9117-1407), acessar o site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. Esse é mais um serviço oferecido dentro do programa Recife Cuida, que está investindo R$ 400 milhões na rede municipal de saúde.

“A partir de hoje, passamos a contar com a ferramenta de telessaúde para as 18 mil gestantes que temos por ano no Recife, em média. Vamos garantir que todas elas possam fazer parte do atendimento e ter acesso à linha de cuidado integral da saúde da gestante, através do Conecta Recife. Sabemos que isso é muito importante porque, hoje em dia, dúvidas, insegurança, sintoma de emergência, qualquer tipo de necessidade, são tratados apenas presencialmente e isso traz um transtorno. A gente testou de forma experimental e aproximadamente 70% das demandas foram resolvidas de forma remota, o que é muito importante, porque além da qualidade do serviço, garantimos também que a nossa rede de saúde não será sobrecarregada com serviços que poderiam ser resolvidos antes de serem encaminhados ao atendimento presencial”, ressaltou o Prefeito João Campos.

Essa nova iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é baseada na experiência exitosa que foi o Atende em Casa, durante o enfrentamento à covid-19, influenza e monkeypox. O serviço realizou aproximadamente 200 mil atendimentos por chamada de vídeo ou telefone e quase 1,5 milhão de atendimentos via Whatsapp. Desse total, cerca de 97% dos 16 mil usuários se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço ofertado, ao responderem questionário de avaliação.

“É muito gratificante poder iniciar um cuidado diferenciado para as gestantes e puérperas da nossa cidade. Utilizar a experiência do Atende em Casa nos permitiu chegar a um formato de assistência que vai facilitar o acesso à informação e atenção à saúde nesse momento tão importante da vida de uma mulher. E tudo isso vai acontecer de forma complementar às consultas presenciais nas unidades de saúde, que deverão acontecer conforme o planejado”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A construção desta ferramenta teve início ainda em 2021, tendo como base a Linha de Cuidado da Saúde da Mulher do município. As equipes das diversas secretarias-executivas envolvidas realizaram um diagnóstico situacional ampliado do processo assistencial e de vigilância e identificaram as principais demandas que podem ser sanadas com o uso do serviço: vincular as gestantes ao pré-natal e maternidades de referência; reduzir a peregrinação na Rede de Atenção à Saúde (RAS); ampliar o acesso; reduzir tempo de espera para primeiro atendimento de pré-natal, trabalho de parto; promover uma cultura de rede de apoio entre os profissionais; apoiar a construção de autonomia das mulheres no processo de cuidado e reduzir mortalidade materna.

De forma experimental, o processo foi iniciado, em novembro de 2022, com um projeto-piloto no Distrito Sanitário (DS) 2 e, posteriormente, expandido para o DS 3, em fevereiro deste ano. Durante esse período, o serviço atendeu 45 mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal. Os motivos mais comuns de busca pelo serviço foram alterações nos movimentos fetais, corrimento vaginal, pressão arterial elevada, cefaleia e síndrome gripal. Do total, 24,5% das mulheres necessitaram de um encaminhamento para atendimento presencial e 75,5% mantiveram o atendimento plenamente on-line.

“Esse número expressivo de mulheres que permaneceram no atendimento on-line poderia ter ido, sem necessidade, a um serviço de saúde. Além de promover a saúde materno-infantil e melhoria na qualidade da assistência obstétrica, utilizando a inovação pelas tecnologias digitais como aliadas na garantia do direito à saúde das mulheres, o Atende Gestante também é uma forma de desafogar a Rede Municipal de Saúde, com conforto e segurança para as mulheres”, reforça o gerente geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.

O Atende Gestante oferece três níveis de atendimento. No primeiro nível, as gestantes interagem com uma assistente virtual chamada SUSi, uma chatbot que fornece informações e serviços relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. Caso seja necessário, a SUSi encaminha a gestante para os outros níveis de atendimento.

No segundo nível, ocorre a recepção digital, onde a gestante conversa com um operador de teleatendimento, que pode fornecer mais informações sobre a rede de saúde do município, como a maternidade de referência, agendamento de visitas, serviços disponíveis nas unidades de saúde, agendamento de consultas e exames, entre outros. Esse profissional também pode encaminhar a gestante para o terceiro nível de atendimento, caso haja uma necessidade específica de saúde.

No terceiro nível, a gestante ou puérpera realiza uma teleconsulta com uma enfermeira ou médica obstetra, que pode avaliar a situação clínica, fornecer orientações adequadas, prescrever medicamentos, se necessário, e encaminhar para atendimento presencial quando indicado. A equipe de apoio do Atende Gestante também está disponível para auxiliar os profissionais de saúde no seu dia-a-dia de pré-natal.

O Atende Gestante estará disponível para todas as gestantes e puérperas recifenses que possuam um celular com acesso à internet. O atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi, enquanto o atendimento humano simultâneo ocorre das 7h às 19h, de domingo a domingo.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …