Este é o momento para quem gosta de fotos de comida: os vencedores de 2023 do concurso Pink Lady Food Photographer of the Year foram anunciados.

O concurso anual, aberto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo, recebe mais de 10 mil inscrições todos os anos.

O vencedor do prêmio geral deste ano foi Candy Man, do fotógrafo britânico Jon Enoch, que receberá um prêmio de cerca de US$ 6,3 mil (R$ 31 mil).

Crédito, Jon Enoch

A fotografia foi tirada nas ruas de Mumbai, na Índia, e faz parte de uma série de imagens dos vendedores que exibem os doces de várias maneiras na esperança de atrair um comprador.

“Eu estou muito feliz por receber este prêmio, é uma verdadeira honra obter este reconhecimento em uma competição tão prestigiosa e repleta de imagens maravilhosas”, disse Enoch.

“A imagem vencedora fazia parte de um projeto pessoal — uma quantidade enorme de tempo e planejamento foram gastos para criá-la, por isso é ótimo ser reconhecido por um painel de jurados tão gabaritado. Desde que vi os vendedores de algodão doce pela primeira vez, fui atraído pelas formas, cores e sobreposição do doce e do ambiente urbano.”

Confira alguns dos vencedores das categorias (em tradução livre para o português) do concurso, com descrições dos fotógrafos.

Categoria ‘Traga a colheita’: Na tempestade por Khanh Phan Thi, Vietnã

“Quando cheguei à Lap An Lagoon, uma tempestade desabou.”

“As pessoas que estavam comigo tinham muito medo de raios, mas eu fiquei para ver a mudança da tempestade quando o céu e a Terra pareciam estar conectados pelo vento e pela água.”

“Tentei manter a calma, esquecer meu medo e fotografar esse momento.”

Prêmio Claire Aho para mulheres fotógrafas: Cozinha de Adua, de Carla Sutera Sardo, Itália

Crédito, Carla Sutera Sardo

“A cozinha de Adua faz parte de uma viagem pela memória de uma mulher de 86 anos que teve que deixar sua casa durante a pandemia de covid.”

Fotógrafa do Ano Errazuriz Wine: Garota Depois de Esvaziar um Tanque no Fim da Fermentação, por Thierry Gaudillère, França

Crédito, Thierry Gaudillère

“Garota descansando depois de esvaziar uma cuba após a fermentação das uvas em um vinhedo na Borgonha. Trabalho físico e cansativo.”

“Esta imagem foi feita na minha visita ao mosteiro Shwe Gu Orphanage em Old Bagan, Myanmar, em 2018.”

“Visitei este mosteiro por três dias e observei suas rotinas diárias. A maioria dessas crianças perdeu os pais e não tem família.”

“Elas estão treinando para serem monges budistas.”

Categoria Pink Lady ‘Momentos de Alegria’: Pendurando, por Zhonghua Yang, Montanhas Taihang, China

“Os caquis deste ano são colhidos, descascados e pendurados em cachos, esperando que amoleçam e congelem, esperando que tragam um bom preço no ano novo.”

Categoria ‘Comida para a Família’: Devorando Espaguete, por Catherine Falls, Irlanda

“O espaguete é sempre um sucesso aqui em casa e as sobras são saboreadas no almoço do dia seguinte, como demonstra minha filha mais nova nesta imagem.”

Categoria ‘Foto no campo’: A Janta está Pronta, por Felipe Pizano, Reino Unido

“Uma porca tirando uma soneca em um buraco, enquanto seus leitões se alimentam no clima quente de Palenque, perto de Cartagena, na Colômbia.”

Prêmio ‘Estilista de alimentos’: O Depois, de Keiron George e Frankie Turner, Reino Unido

“Esta imagem é uma das várias da coleção Beleza em Destruição.”

Categoria ‘No telefone’: Delícias no capô, de Hein van Tonder, Emirados Árabes Unidos

“Comida de rua nas tardes de sábado em Galle Fort, Sri Lanka.”

Fotógrafo do Ano Pink Lady (China): Artista do Doce Dançante de Anchang, por Zhonghua Yang, China

“O processo de extração do açúcar é uma especialidade local.”

“Esse processo requer muita habilidade e o mestre parece estar dançando ao puxar o açúcar branco.”

Categoria ‘Política Alimentar’: Refeições do Ramadã Entre as Ruínas em Idlib, Síria, por Mouneb Taim, Holanda

“Após a campanha militar do regime sírio em Idlib e a saída das forças sírias da cidade de Nayrab, o povo da cidade encontrou todas as suas casas destruídas.”

“Isso foi no mês do Ramadã do ano de 2020. Nem a guerra nem a destruição impediram que as pessoas realizassem um café da manhã em grupo, uma tradição importante para eles durante o Ramadã.”

Estudante de Fotografia de Alimentos do Ano, apoiado pela Royal Photographic Society: Panorama Alimentar Amazônico, por Kim Bainbridge, Reino Unido

“Uma cena imaginada que poderia estar em algum lugar da densa selva amazônica feita de comida.”

Jovens (até 10 anos): Pêssegos, por Maja Kowalczyk, Polônia

“Uma das minhas frutas de verão favoritas, fotografada em uma árvore em nosso jardim.”

Todas as fotografias são cortesia da Pink Lady Food Photographer of the Year 2023