Em entrevista ao Programa Visibilidade da Rádio Ponte FM, do Cabo de Santo Agostinho, nesta sexta-feira (15/09), o vice-prefeito e secretário de Gestão do município, Professor Arimatéia (PT), fez um balanço das principais ações do Governo Municipal, anunciando para o bairro do Chiado do Rato, obras de urbanização com contenção de encostas a serem feitas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “São investimentos necessários para preparar a cidade para o inverno”, disse Arimatéia. Os recursos do Governo Federal anunciados para o Cabo, assim como para outros municípios brasileiros, explicou Arimatéia, trazem a prioridade de serem aplicados em obras inacabadas.
Sobre a recente ação de ordenamento urbanístico da área comercial em torno do Mercadão, Arimatéia afirmou que o principal objetivo da gestão é garantir o direito de ir e vir da maioria, tornando o espaço acessível inclusive para cadeirantes e que a ação irá deixar a cidade limpa e ordenada, sendo necessária que acontecesse. Explicou que foi feito um cadastramento por meio da Secretaria de Programas Sociais. “Não estamos aqui para perseguir ninguém e nem tirar o pão de cada dia. Estamos fazendo tudo de forma humanizada, diferente da forma truculenta como era feito antes, mas buscando para o feirante outro espaço para que se tenha uma cidade mais acessível, o que tem sido aprovado pela população”, defendeu.
“Nossa gestão não vai permitir que a oposição se aproveite dessa situação, pois são pessoas que destruíram a cidade. Quem não quiser colaborar não atrapalhe, pois a cidade precisa muito mais de ajuda e de contribuição do que mentiras”, disparou. Lembrou ser por conta das irresponsabilidades da gestão anterior, defendida agora por quem está nas ruas criticando o ordenamento da cidade, que a atual gestão está tendo que aportar, todo mês, quase 9 milhões para pagar o CaboPrev, “para não deixar de pagar aos aposentados, servidores públicos municipais inativos”, segundo ele. “Não queremos voltar a esse tempo de termos a frente do Governo quem dilapidou a cidade. Nosso Governo está provando que tem dignidade, sensibilidade e a determinação de buscar saídas para a cidade, e se Deus quiser, vamos ampliar mais esses serviços”, desabafou.
O vice-prefeito disse que quando assumiu a Secretaria Municipal de Gestão, que cuida das Finanças, Logística e Gestão de Recursos Humanos, recebeu do Prefeito Keko, a missão de acompanhar as questões gerenciais de Saúde. “Tenho analisado o quanto essa gestão tem feito pela Saúde. Temos a obrigação pela lei de orçamento de gastar 15% e gastamos 23% no ano passado e esse ano já vamos com mais de 20% de gastos. Nas unidades de média complexidade, como hospitais, maternidades e policlínicas, temos um custo tremendo. Recebemos R$ 1,5 milhão do SUS e gastamos em torno de R$ 9 milhões/mês”, sublinhou Arimatéia.
Providências
Entre as providências positivas que vem sendo tomadas, citou o mutirão de especialidades para zerar filas no Posto Vicente Mendes, a ampliação do atendimento em Oftalmologia para driblar o gargalo da espera, a contratação de médicos especialistas, entre outros. “As filas que temos são para especialistas que não conseguimos contratar, mas hoje temos médicos em todas as unidades”, ressaltou. Adiantou que está sendo feito levantamento no setor de medicamentos, na perspectiva da terceirização da Farmácia, para fazer a entrega ter mais agilidade, e que o Município está em vias de implantação da Telemedicina, também no intuito de zerar filas. “Medidas que estamos fazendo, gastando até mais do que pode, para melhorar a vida da população, que admitimos que precisa de mais”, sentenciou.
Durante a entrevista, Professor Arimatéia respondeu a perguntas pontuais de ouvintes como, a necessidade de obra no canal da Bela Vista e a urbanização do Loteamento Nova Ponte, para as quais anunciou que, com novos recursos do PAC no ano que vem, será possível pensar em novas obras para o Município. “Quando começamos a gestão, tivemos uma situação financeira ruim, perdemos 12 milhões de ICMS, pois o governo federal famigerado que passou desonerou os combustíveis, mas estamos com a possibilidade de fazer essa reparação. O Governo do Presidente Lula está tentando reparar essas perdas, e somente agora estamos tendo investimentos, e com isso vamos buscar, a partir do ano que vem, ter essas novas obras”, reiterou. “Além disso, tivemos a cidade paralisada por algum tempo em função da prisão de ex-prefeito, o que fez muita acumular dificuldades, e depois com a pandemia, ficamos dois anos cuidando de vacina para garantir vidas”, assinalou.
Arimatéia anunciou ainda a reabertura em Ponte dos Carvalhos de uma nova Agência da Caixa Econômica Federal. “Tivemos em Brasília para buscar isso. Ponte dos Carvalhos tem uma população maior que muitas cidades e não tem praticamente serviço bancário. Não é justo que não tivesse uma agência da Caixa”, comemorou. Outra conquista lembrada foi a instalação do Supermercado Mateus. “O empreendimento já foi lançado, e estamos providenciando o licenciamento e cuidando da área. Estamos comemorando, pois um instrumento dessa natureza, é muito bom para a cidade, uma vez que vai trazer comodidade e desenvolvimento, com 500 empregos diretos e indiretos”, concluiu.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.