Após 15 dias de interrupção na imunização de crianças de 3 e 4 anos, Recife retoma a vacinação contra a Covid-19 do grupo. A vacinação foi suspensa no último dia 7, por falta de doses da vacina Coronavac, única liberada para esse público alvo.
Foram entregues mil doses de Coronavac ao município, que vacinará o grupo de crianças apenas mediante agendamento, pelo site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento fica disponível a partir desta quarta-feira (23).
Em função das poucas doses recebidas, a vacinação será concentrada em cinco Centros de Vacinação. São eles: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Sítio Trindade, em Casa Amarela – esse último funcionará somente até esta quinta-feira (24). Todos os locais funcionam de domingo a domingo, e os horários de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk.
No começo de novembro, a Prefeitura do Recife precisou suspender a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos devido ao esgotamento do estoque de doses do imunizante. A gestão municipal chegou a enviar um ofício para o Ministério da Saúde cobrando o envio de novas remessas de Coronavac para a capital pernambucana.
O esquema vacinal das crianças deste grupo é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas também devem tomar o imunizante. É importante frisar que não há necessidade de intervalo entre as doses das vacinas do calendário de rotina e o imunizante da covid-19.
Até o momento, 11.027 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19 – o que representa 25,55% de cobertura vacinal. Desse total, 3.486 (7,94%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.
Sítio Trindade
A partir desta sexta-feira (25), o Centro de Vacinação Infantil montado no Sítio Trindade, em Casa Amarela, será desmobilizado. Com isso, a imunização das crianças que acontecia neste local passará a ser feita no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. O espaço também funcionará de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, atendendo exclusivamente o público infantil.
Veja também
Conflito Srarampo Turquia prossegue com ataques na Síria, ‘determinada’ a proteger sua fronteira
Número recorde de crianças não se vacinou contra o sarampo no mundo, diz estudo
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.