O deputado federal, Mendonça Filho, que quando ministro da Educação autorizou a instalação do campus da Univasf em Salgueiro, no Sertão Central, comemorou a liberação da obra do campus definitivo. Após audiências provocadas por Mendonça, junto a reitoria e o MEC e forte pressão popular e das forças políticas de Salgueiro, a construção orçada em R$40 milhões, que havia sido embargada pelo prefeito da cidade, gerando revolta e comoção de estudantes e população, foi finalmente, nessa segunda-feira(25/07). “Quando ministro garantimos esse campus universitário para Salgueiro e me sinto muito feliz em seguir lutando pela consolidação dela. Esse campus é uma grande conquista para o jovem de Salgueiro e do Sertão Central”, destacou Mendonça.
Em maio deste ano, Mendonça Filho esteve em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana e com o reitor Télio Nobre. Na ocasião, o ministro garantiu o apoio para o início da construção. Novamente no final de Junho, Mendonça voltou ao MEC para tratar do assunto. Enquanto isso, os líderes políticos na região, Fabinho Lisandro e os vereadores Henrique Sampaio, Sávio Pires, Flavinho Barros, Agaeudes, Léo parente, Baldin , André de Zé Esmeraldo e Emanuel Sampaio realizaram audiências públicas da cidade e reuniões com a população.
Mendonça autorizou o campus Salgueirense da Univasf quando Ministro em 2017 e desde aquela época o planejamento seria para que a estrutura definitiva fosse erguida no terreno da antiga Estação Ferroviária. Com os cerca de R$5 milhões já garantidos para o início dos serviços e o material já no terreno, a obra, que começaria no primeiro semestre deste ano, foi impedida pela Prefeitura de Salgueiro.
O Campus da Univasf de Salgueiro oferece os cursos de engenharia da produção e ciência da computação, criados ainda quando a unidade foi criada por Mendonça Filho em 2017. Hoje, as aulas acontecem de forma provisória no Shopping Salgueiro.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação