Embalado no ritmo da transformação digital, o aplicativo Conecta Recife segue o lema: facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com esse objetivo, a Prefeitura do Recife modernizou ainda mais a chave virtual da cidade, com uma nova versão que tem a cara do Recife: a inovação. A ferramenta agora está com uma roupagem mais moderna e com navegação mais simples para o usuário. A atualização segue o modelo de layout do portal de serviços. O app já está disponível nas lojas virtuais para smartphones, no Google Play e Apple Store.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida, os interesses dos cidadãos recifenses estão focados no aplicativo e essa atualização chega para democratizar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos. “Demos uma grande virada de chave do aplicativo antigo para o novo. Passa a focar 100% no que o cidadão precisa. Com poucos cliques, é possível buscar os mais de 650 serviços ou informações da Prefeitura, todos disponíveis no Conecta Recife. Foi um passo importante para que mais pessoas acessem de forma rápida e fácil os serviços que necessitam”, frisou.
Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado. Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros. O Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação.
A nova versão agrupa hoje os serviços públicos municipais em um só lugar. O processo de atualização da carta de serviços, bem como o novo desenho, foi coordenado pela Emprel e contou com a colaboração direta da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e dos cerca de oitenta servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital.
Outra novidade é a opção ‘Mapa’, uma funcionalidade interativa onde o cidadão pode procurar por equipamentos da prefeitura e ver todos os serviços prestados no local. Por exemplo, ao selecionar a opção de ‘Cidadania’ e clicar no COMPAZ escolhido, é possível ver o endereço exato, horário de funcionamento e serviços que o local oferece, como: Realizar matrícula em escolinha de esportes, Cadastrar-se no COMPAZ, etc. “Da mesma maneira que a versão web, no Conecta App é possível navegar seguindo os comandos relacionados de maneira simples gerando maior facilidade na busca pelos serviços públicos municipais. Essa simplificação é um passo importante que ajuda a consolidar as políticas de Governo Digital do município”, afirmou Felipe Cadena, secretário Executivo de Transformação Digital.
Seguindo o modelo do portal, a nova versão também conta com serviços específicos para cada persona e/ou público mapeado, dispostos na aba ‘Descubra os serviços que a Prefeitura tem para você’, onde é possível encontrar cursos de qualificação profissional, benefícios para idosos e pessoas com deficiência, serviços para turista, empresário(a), tutor de pet e muito mais. Além disso, no rodapé do app, está disposta a agenda de eventos, que apresenta diversas atrações que movimentam a cultura da nossa cidade, sejam shows gratuitos ou pagos, tem programação para todos os bolsos.
Devido à grande procura por serviços que não fazem parte da cartela do Executivo Municipal, a plataforma Conecta Recife também está facilitando o acesso do cidadão a iniciativas do Governo do Estado e Governo Federal. O objetivo é hospedar serviços de conta de água, de energia, passagem de metrô e aos poucos tornar o aplicativo um grande agregador que reúna serviços importantes para a população, independentemente se é prestado pelo município.