Claudinei Oliveira, o novo técnico do Sport, conseguiu duas vezes na sua carreira o grande objetivo do Leão na temporada: o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os feitos foram alcançados nos anos de 2016 e 2021. No entanto, com o atual cenário da equipe rubro-negra na competição, apenas o desempenho na promoção mais antiga serve para o Sport. Veja os números:
No ano passado, o cenário de Claudinei Oliveira no Avaí era bem distinto do encontrado no Sport. O treinador esteve no comando dos catarinenses durante toda a competição. O acesso veio na quarta posição, com 64 pontos. Foram 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com 44 gols marcados e 35 sofridos. O aproveitamento da equipe foi de 56%.
Claudinei assumiu o Sport faltando 18 rodadas para o final da Série B e com 27 pontos, na 10° posição. Caso repita o aproveitamento do Avaí de 2021 no Sport de 2022, o time pernambucano só chegará até os 57 pontos. Nas últimas dez temporadas, a menor pontuação para garantir o acesso à Série A foi 60 pontos. O Figueirense (2013) e o Goiás (2018) atingiram essa marca.
A grande esperança para a torcida do Sport é o acesso de 2016. O cenário encontrado por Claudinei, à época, era bem similar com o do Rubro-Negro. Ele chegou ao Avaí na 22° rodada da Série B. O clube estava na 14° posição com 26 pontos, sendo oito de desvantagem para o CRB, que era o quarto colocado com 34 pontos. O Leão atualmente está sete pontos atrás do Bahia.
Numa campanha de recuperação sob o comando de Claudinei, o Avaí ganhou doze partidas, empatou quatro e perdeu apenas uma vez. Isso resulta num aproveitamento de 78%. Com esse mesmo aproveitamento, o Sport chegaria até aproximadamente os 69 pontos. De acordo com o Site Chance de Gol, especializado em probabilidade, 67 pontos, neste momento, dá 99,9% de chance de subir para a Série A.
Veja também
Futebol FutebolConfira todos os jogos do Santa Cruz na Arena de Pernambuco
Colômbia vence Argentina por 1×0 na semi da Copa América e vai ao Mundial-2023 e Jogos de Paris-2024
Fonte: Folha PE