A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta terça-feira (21), um aviso meteorológico que indica a previsão de ocorrência de chuvas com intensidade de moderada a forte para Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul do Estado, a partir da madrugada desta quarta-feira (22).
De nível laranja, o alerta, válido até 23h59 de quarta-feira, indica estado de atenção, quando há uma previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo. As chuvas têm potencial para passar dos 50 mm e chegar a até 100 mm.
A Apac explica que as precipitações devem ser causadas pela atuação do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), o mesmo fenômeno que atuou entre o fim de maio e começo de junho e causou as chuvas devastadoras acima da média histórica no Estado. A tendência, inclusive, é de permanência das chuvas pelos próximos dias.
O DOL é uma configuração dos ventos que favorece a elevação da umidade de baixos níveis para altos níveis. Quando a umidade encontra certa altura, transforma-se em nuvens e, dependendo da quantidade de umidade, em nuvens de tempestade.
Ainda segundo a agência, há previsão de que a onda de leste entre no continente e cause chuvas também no Agreste pernambucano a partir da tarde e noite de quarta-feira.
A população deve acompanhar as previsões atualizadas nos próximos dias e seguir as recomendações da Defesa Civil do seu município.
Veja também
Rede Social Agrotóxicos Meta corrigirá ferramenta discriminatória para anúncios de moradia nos EUA
Anvisa determina suspensão do agrotóxico carbendazim
Você precisa fazer login para comentar.